Pesquisa Vox Populi mostra Lula liderando com 41% das intenções de voto

,

Preso desde o dia 7 de abril, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto na disputa pela Presidência com 41%, segundo pesquisa estimulada do Vox Populi/CUT divulgada nesta quinta-feira (26). Em segundo lugar está o presidenciável Jair Bolsonaro, com 12%. Ciro Gomes (PDT) tem 5%, seguido por Marina Silva (Rede) e Geraldo Alckmin (PSDB), ambos com 4%.
Na pesquisa anterior, Lula tinha 39%. Bolsonaro manteve os 12% do levantamento passado. Ciro tinha 4%; Marina, 6%; e Alckmin, 3%. As oscilações estão dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O melhor desempenho de Lula continua sendo no Nordeste, onde o petista alcança 58% das intenções de voto. O pior desempenho é no Sudeste, com 33%.
Bolsonaro vai melhor no Sul, com 19%, e no Centro-Oeste/Norte, com 17%. Ciro tem maior intenção de voto no Nordeste, com 8%. Marina está melhor no Centro-Oeste/Norte, com 8%; e Alckmin, no Sudeste, onde chega a 6%.
A pesquisa divulgada não traz nenhum cenário sem o ex-presidente Lula, apesar da possibilidade de o petista não participar da eleição presidencial. A candidatura do petista pode ser barrada pela Lei da Ficha Limpa.


Segundo turno
Na simulação de um eventual segundo turno com Lula, o pré-candidato que tem o melhor desempenho para enfrentar o petista é Bolsonaro e o pior é Alckmin.
No cenário de Lula com Bolsonaro, o petista tem 50%, e o pré-candidato do PSL, 16%.
Contra Marina, Lula tem 50%, e a pré-candidata do Rede, 12%.
Se a disputa for contra Ciro, o petista tem 50% e o pré-candidato do PDT, 11%.
Já contra Alckmin, Lula tem 52% e o tucano, 10%.
Indecisos
Um em cada três eleitores ainda não sabe em quem votar. Além desses 35% que estão indecisos, 23% afirmaram que estão “quase decididos”. Dos entrevistados, 40% afirmaram que já sabem em quem votar, e 2% não quiseram responder ou não souberam responder ao questionamento.
Na pesquisa, 21% afirmaram que não votarão em ninguém, ou anularão o voto, ou votarão em branco. Dos entrevistados, 9% disseram que não sabem ou não quiseram responder. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e margem de confiança de 95%.
O maior percentual de eleitores que disseram que anularão o voto, ou votarão em branco ou nulo está no Sudeste, com 25%. Em seguida aparecem as regiões Centro-Oeste/Norte com 14%, Nordeste com 11% e Sul com 10%.


Espontânea
Na pesquisa espontânea, Lula registrou 37%, seguido por Bolsonaro, com 10%. Ciro tem 3%; Alckmin e Marina aparecem com 2% cada.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no dia 17 de julho e protocolada sob o número BR-02205/2018. Foram feitas 2 mil entrevistas, em 121 municípios entre os dias 18 a 20 de julho.
FONTE: Ronda geral

0 comentários:

Postar um comentário