Após mais de 2 meses de pressão de autoridades, críticas e cobranças da população, Romonilson acata recomendação do MP e distribui mega kit de merenda escolar com alunos

,

Amigo leitor, antes de ter acesso à matéria, ressaltamos, desde então que, como diz o velho ditado: "Contra fatos e fotos não há argumentos".

Enquanto dezenas de prefeituras do Estado de Pernambuco já realizaram a segunda distribuição da merenda escolar, pelo segundo mês consecutivo, já estando, algumas, fazendo programação para realização da terceira distribuição, no início do mês de junho, a prefeitura de São José do Belmonte iniciou a primeira distribuição, pasmem, após 70 dias sem aulas, mais de 2 meses, tendo, de forma bastante desorganizadas, a programação e a publicidade, esta, a menos de 12 horas do início da ação.

Entenda o caso e a grande luta travada em prol dos alunos da rede municipal de ensino

Após 70 dias da suspensão das aulas em todas as escolas da rede municipal de ensino, em São José do Belmonte, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19); após quase 50 dias em que o Ministério Público de Pernambuco recomendou ao prefeito Romonilson Mariano que distribuísse a merenda escolar com os alunos da rede municipal de ensino, justificando que, "o assunto envolvia a fome, envolvia crianças que dependem da merenda escolar para a sua nutrição no dia a dia e que a demanda era urgente", à época [relembre]; após o deputado estadual Rogério Leão, em entrevista ao Jornalista Silva Lima, ter feito a cobrança ao prefeito, para que fizesse a distribuição, em 24 de março [relembre]; após o Belmonte Verdade também ter feito a cobrança, em 9 de abril [relembre]; após o vereador Evandro Gonçalves ter enviado Ofício à prefeitura cobrando a distribuição e tendo cobrado, também, através deste Blog, [relembre]; e, após o Belmonte Verdade fazer a segunda cobrança, informando, ainda, sobre o descumprimento da recomendação do MP, por parte do prefeito, em nome da população, indagando ao MP se o descumprimento, omissão e falta de ação do gestor municipal não levariam a possíveis sanções, nessa terça-feira (26) [relembre], eis que, como num passe de mágica, com a mesma velocidade em que o link da matéria da cobrança era compartilhada em grupos de WhatsApp, pessoas que fazem parte da milícia digital da prefeitura começaram a divulgar um documento da secretária de Educação e tabelas de programação de algumas escolas, não de todas, mostrando que a distribuição da merenda escolar teria início na quarta-feira (27).

Kit distribuído na Escola do Jatobá
Diante de várias críticas, reclamações e, até deboches, de mães de crianças, ao receberem os kits de merenda em algumas escolas do município, nessa quarta e nesta quinta, 27 e 28 de maio, respectivamente, após mais de 2 meses de espera, a mãe de um aluno da escola do distrito do Jatobá, vem através deste veículo perguntar: "E aí, pais e crianças, valeu a pena esperarem por tanto tempo para receberem o MEGA KIT DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, para nos ajudar nesse período de pandemia? O Ministério Público vai aceitar que a gente passe por tamanha humilhação? Pelo menos, na minha casa, que somos em 6 pessoas, isso não dá para almoço, janta e lanche de um dia, imagina para suprir a falta dos alimentos que o prefeito deixou de distribuir no mês de março. Isso aqui é pra gente comer retroativo aos meses de março e abril, e durante o mês de junho, também, prefeito?", disparou a mãe, bastante revoltada.
Kit distribuído na Escola da Cacimba Nova
Já para a mãe de um aluno da escola do bairro Cacimba Nova, explicações do governo municipal têm que ser dadas por essa humilhação: "Isso é uma falta de vergonha. Aonde estão os produtos alimentícios, inclusive, os oriundos da agricultura familiar, que o Sr prefeito disse, em 2017, ser pioneiro, e que os alimentos passam por acompanhamento nutricional? [relembre]. Pra comer alimentos, que são comuns na mesa do pobre, não há necessidade de nutricionista em escola. Até porque, não faz parte do cardápio diário das escolas, somente os 6 itens que constam na imagem acima, né? Cadê as frutas, polpas de frutas, carnes, frangos, ovos, entre inúmeros outros itens de alimentação que o governo garantia ofertar aos nosso filhos, diariamente? Se ofereciam antes, agora, com certeza, as crianças estão sentindo falta e necessitando mais do que nunca, né? Então, era pra ter sobrado, pois em março só foram, praticamente, 10 dias de aula", questionou a mãe.

Faltas de transparência e organização

Em dois comunicados, tidos como expedidos pela secretária de Educação, por constar assinaturas e carimbos da mesma, o primeiro (imagem ao lado), tendo sido divulgado em grupos de WhatsApp, na tarde dessa terça-feira (26), não constando no seu interior textual a data em que foi feito.

Já o segundo comunicado (imagem ao lado), postado em um grupo do Facebook, na tarde dessa quarta-feira (27), com a parte final do texto diferente do primeiro documento e datado de 25 de abril, somando-se às informações de um ex-assessor do prefeito, em um grupo de WhatsApp, na noite dessa terça-feira (25), de que o comunicado teria sido enviado aos pais dos alunos da rede municipal, desde a semana passada, bem como de uma outra pessoa, em um grupo do Facebook, na tarde da quarta-feira (25), dizendo ser professora, informando que a distribuição na escola na qual trabalha, sem citar em qual, a distribuição teria iniciado na última segunda-feira (25).

Tendo em vista os enormes desencontros e contradições de informações de algumas pessoas, além da falta de fidedignidade nos documentos, cabem os questionamentos: Como pode a merenda escolar ter sido distribuída na mesma data em que a secretária de Educação expediu o comunicado? Como os pais e responsáveis dos alunos conseguiram adquirir os alimentos na segunda-feira (25)? Quanto ao primeiro comunicado com a data oculta, foi por ter sido datada a muito tempo atrás e terem o engavetado, acreditando que não haveria mais cobrança? Ou, foi feito, às pressas, na terça (26), justificando tal ausência de data, ao perceberem que, em benefício da população, o Ministério Público, os parlamentares Rogério Leão (deputado) e Evandro Gonçalves (vereador), e o Belmonte Verdade continuariam cobrando?

Como pode, uma assessoria de comunicação, só dar publicidade nestas ditas redes sociais oficiais da prefeitura, sobre a distribuição da merenda, a menos de 12 horas do início desta distribuição? (imagem ao lado) [clique e veja a matéria]. Isso só vem a corroborar com o que falamos, de que não havia qualquer tipo de programação para realização dessa distribuição da merenda, antes da cobrança da terça-feira (26), pois se tivesse, a prefeitura teria dado publicidade, no mínimo, com 24 horas de antecedência, como sempre tem feito a respeito de outras ações que, muitas vezes, várias delas, nem chegam a ser realizadas, entrando na grande lista das "mentiras e propagandas enganosas", típicas da gestão municipal.

É importante, também, fazer duas perguntas: Será que todos os pais e responsáveis dos alunos estão ou estiveram cientes da data de início dessa distribuição da merenda? Acreditamos que não, pois se estivessem, não teríamos recebido várias mensagens, via WhatsApp e Messenger, bem como perguntas e críticas no Facebook, sobre essa distribuição (imagem ao lado). A propósito, enquanto outros municípios começarão a terceira distribuição da merenda escolar no início do mês de junho, tendo sido as duas primeiras distribuições em março e abril. Em Belmonte, os alunos ficarão no prejuízo, em relação à merenda referente aos meses de março e abril, e o governo municipal já está se programando para a distribuição referente ao mês de junho?

Outra falha foi a ausência da grade de programação de cada escola do município, nas redes sociais da prefeitura, no dia da divulgação sobre a distribuição, no caso, na terça (26), só constando, nessa quarta (27), apenas no site da prefeitura - que pouquíssimas pessoas costumam acessar - pois somente informar que tal distribuição teria início a menos de 12 horas, sem a grade de programação, para que os pais ou responsáveis dos alunos obtivessem todas as informações necessárias e ficassem sem dúvidas, ao invés de ajudá-los, acabou deixando os mesmos muito confusos.

Confira fotos de alguns mega kits distribuídos nas escolas que, a cada hora estão sendo atualizadas, à medida que estamos recebendo dos pais:
Kit distribuído na Escola da Cacimba Nova
Kit distribuído na Escola do Jatobá
Kit distribuído na Escola da Vila Delmiro
Kit distribuído na Escola do Carmo
Kit distribuído na Escola da Vila Cohab

0 comentários:

Postar um comentário