Covid-19: Belmonte é a 2ª cidade do Sertão Central e a 3ª da XI Geres com maior número de casos confirmados da doença

,


Compondo o Sertão Central de Pernambuco, com outros 7 municípios, São José do Belmonte ocupa a 2ª (segunda) posição; e englobando a XI Regional de Saúde, com outros  9 municípios, São José do Belmonte ocupa a 3ª (terceira) posição, com 36 casos notificados, 10 casos em investigação e 9 confirmações da Covid-19.

Veja ranking dos municípios do Sertão Central

Foto: Boletim de Belmonte 22 de maio
Salgueiro e São José do Belmonte são os municípios com maiores números de casos confirmados do novo coronavírus no Sertão Central do Estado de Pernambuco. A informação foi divulgada pelas assessorias de imprensa das duas prefeituras nas redes sociais oficiais (Facebook e Instagram), nesta sexta-feira (22). 





Depois de Salgueiro - que ocupa a 1ª (primeira) posição - com 59 casos confirmados e 5 óbitos, e de São José do Belmonte - que ocupa a 2ª (segunda) posição - com 36 casos notificados, 10 em investigação e 9 confirmações [veja], vêm, na sequência, os municípios de Parnamirim, com 3 casos confirmados; Serrita, com 1 caso confirmado e 1 óbito; Verdejante, com 1 caso confirmado; Cedro, com 2 casos confirmados; Mirandiba e Terra Nova, segundo informações, não registraram confirmações de casos da Covid-19, até o momento.

Já em relação a outra amarga posição do município, entre os que compõem a XI Regional de Saúde, Belmonte está em 3º (terceiro) lugar no número de casos confirmados.

Veja ranking dos municípios que compõem a XI GERES

Serra Talhada, Triunfo e São José do Belmonte são os municípios com maiores números de casos confirmados do novo coronavírus entre os 10 municípios que compõem a XI Regional de Saúde. A informação foi divulgada pelas assessorias de imprensa das prefeituras nas redes sociais oficiais (Facebook e Instagram), nesta sexta-feira (22).

Serra Talhada, com 75 casos confirmados e 3 óbitos, figura na 1ª (primeira) posição; Triunfo, com 16 casos confirmados e 4 óbitos, está em 2º (segundo) lugar; São José do Belmonte, com 36 casos notificados, 10 em investigação e 9 confirmações, amarga o 3º (terceiro) lugar [veja]. Na sequência, Floresta, com 4 casos confirmados e 2 óbitos, ocupa o 4º lugar; Betânia, em 5º, com 2 casos confirmados e 1 óbito; Em 6º lugar, vem Carnaubeira da Penha, com 2  casos confirmados e 1 óbito; Em 7º, Itacuruba, com 1 caso confirmado e 1 óbito; Em 8º, 9º e 10º lugares, vem Calumbi, com 3 casos em investigação; Flores, com 1 caso em investigação, e Santa Cruz da Baixa Verde, com 1 caso em investigação, respectivamente.

O detalhamento foi feito em cima do boletim da Secretaria Estadual de Saúde desta sexta-feira (22), em que Pernambuco tem o número de 25.760 pessoas com a doença e 2.057 óbitos.

Ações da Secretaria de Saúde

Foto: Blitz educativa na PE-430
A secretaria de Saúde de São José do Belmonte tem tentando explicar e convencer a população - através de notas e vídeos nas redes sociais e por meio da milícia digital da prefeitura - de que ações estão sendo realizadas para combater a pandemia, dentre elas, a famosa "blitz educativa" na entrada do município, às margens da PE-430. Porém, recebemos denúncia de um morador do Bairro Cacimba Nova, via mensagem de WhatsApp, informando que na manhã da última segunda-feira (18), por volta das 11 horas da manhã, só estavam presentes nesta dita "blitz educativa", algumas mesas e cadeiras, além de cones na entrada do município, no bairro Cacimba Nova, sem a presença de nenhum agente da Vigilância Sanitária do município, como bem mostram, provam e comprovam as imagens que recebemos do denunciante.

Sobre Testes Rápidos

Foto: Teste rápido em Pernambuco
O que sabemos é que um total de 90 mil testes rápidos para a Covid-19 foi encaminhado pelo Ministério da Saúde, no dia 3 de maio, aos municípios pernambucanos. E que estes kits estão sendo disponibilizados às cidades pernambucanas por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems). O quantitativo por cidade é calculado a partir do critério populacional e de acordo com os acordos realizados nas Comissões Intergestores Bipartite (CIB). Os municípios já tinham recebido uma remessa anterior de 34,8 mil testes [veja].

O fato é que, enquanto vários municípios do Estado adquiriram e já fizeram e estão fazendo testes rápidos para detecção de casos da Covid-19, tanto em profissionais de Saúde, de Segurança e em parte da população, para posteriores tomadas de providências, segundo um funcionário da secretaria municipal de Saúde, o município de São José do Belmonte adquiriu apenas 20 (vinte) unidades desses testes.

É importante destacar que não temos informações, nem consta em nenhum veículo de mídia da prefeitura, algo sobre solicitações de mais testes rápidos por parte do município, estes, tão imprescindíveis e indispensáveis. É óbvio. Fazer teste em massa e mostrar para a população a realidade que existe, diferente do que é divulgado diariamente nas redes sociais da prefeitura e nos grupos de WhatsApp, com dados fictícios, não pegaria muito bem, né? Enquanto isso, em Olinda, a ação com testes rápidos acontece de forma itinerante nos bairros, com uso de unidade móvel [veja].

Sobre Hospital de Campanha

Foto: Hospital de Campanha no município de Paulista-PE
Embora o prefeito Romonilson Mariano tenha dito, durante entrevista em uma rádio de Serra Talhada, que o município, infelizmente, só disponibiliza de 12 leitos na Unidade Mista Leônidas Pereira de Menezes para atender apenas a pacientes com sintomas leves - e os graves morrerão à míngua? - com apenas 1 respirador artificial, e mesmo com 9 casos confirmados (um aumento de 4 casos em apenas 24 horas) e a incerteza da população em relação aos números que estão sendo divulgados, segundo vários munícipes, o governo municipal deveria já ter se posicionado a respeito da criação de um hospital de campanha para receber pacientes com a Covid-19, com leitos de enfermaria e tudo que é necessário para uma cidade com uma população superior a 33 mil habitantes e, não apenas ficar esperando o pior acontecer, para depois tentar correr atrás do prejuízo. O que sabemos é que o município recebeu, em abril, recursos do governo Federal e está para receber, também, do governo mesmo governo Federal - só aguardando sanção do presidente Jair Bolsonaro - um montante de mais de R$ 3 milhões, apenas e tão somente para ações de enfrentamento à Covid-19.

Leia também: Belmonte praticamente dobra em 24h, os casos confirmados de covid-19
FONTES: CIEVSPE / SEPLAG


0 comentários:

Postar um comentário