Belmonte, um trem sem maquinista

,

Saber que quem foi escolhido para administrar o município de São José do Belmonte, foi Romonilson Mariano e, assim está, desde 1º de janeiro de 2017, todos sabemos. Saber que o mesmo adora marketing e propaganda enganosa, também todos sabemos. O que os munícipes jamais poderiam imaginar era que, num momento tão conturbado e atípico que o mundo, o país, Pernambuco e os municípios enfrentam, o governo municipal fosse deixar de ser transparente com a população, em relação aos casos da Covid-19, a ponto de ocultar números.

A falta de informações corretas e transparentes por parte da prefeitura de São José do Belmonte, em relação aos casos da doença - existentes no município - gerou, na noite dessa quarta-feira, 13 de maio, muita desconfiança por parte da população belmontense, devido o boletim divulgado nas redes sociais. Por consequência disso, a prefeitura foi alvo de chacota por vários belmontenses, inclusive com memes, tantos nas suas redes sociais oficiais (Instagram e Facebook), como em diversos grupos de WhatsApp, da cidade e região.

O motivo dos mais de 100 comentários na página do Instagram e mais de 70 na página do Facebook da prefeitura, em sua maioria, críticas, se deu pelo fato de que, entre os dois últimos boletins - um do dia 10/05 e outro do dia 13/05 - nos números apresentados, no primeiro, não haviam 3 casos confirmados, já no segundo, constam casos de 3 (três) pacientes recuperados da Covid-19, num curto espaço de tempo de apenas 3 dias.

De acordo com o boletim do dia 10 de maio, não havia nenhum caso notificado, nenhum caso em investigação, 5 (cinco) casos descartados e 1 (um) caso confirmado. Enquanto que no boletim de ontem, 13 de maio, os números saltaram para 10 notificados, 2 (dois) casos em investigação, 5 (cinco) casos descartados e 3 (três) casos confirmados da doença.

A comparação aos dados dos dois últimos boletins - dos dias 10/05 e 13/05 - foi o que causou um grande espanto e bastante desconforto e desconfiança da população, em relação à fidedignidade nos números que a prefeitura tem apresentado. Com isso, a prefeitura foi alvo de críticas - mas também não era pra menos - existindo, também, um grande número de questionamentos acerca, principalmente, da informação dos 3 (três) casos confirmados, se 2 (dois) destes, antes, não constavam como casos em investigação e, agora, já apareceram como recuperados.

Segundo o Blog do Silva Lima, em contato com a secretária de Saúde do município, isso se deu pelo fato da prefeitura só tomar conhecimento após essas pessoas informarem que fizeram os testes para a Covid-19, na rede particular e não terem passado pelo sistema de saúde da prefeitura.

Em conversa, via WhatsApp, com uma belmontense, a mesma fez solicitou que o Belmonte Verdade tornasse público 10 questionamentos relacionados aos dados apresentados pela secretaria de Saúde, como também, em relação às declarações dadas por 'alguns funcionários da prefeitura' - nas redes sociais - em que, segundo ela, os teores das palavras, demonstram que os mesmos têm, em demasia, mais preocupação em fazer a defesa da gestão e do gestor, de que dos munícipes, que têm toda razão de criticar e de cobrar as informações verídicas, haja vista serem os prejudicados de forma direta, iminentes à contração da doença, inclusive, suscetíveis a perderem suas vidas.

Confira, abaixo, os 10 questionamentos:

1 - Ora, que dizer que a secretaria de Saúde não tem equipe de Vigilância que possa buscar informações diárias nas clínicas da cidade, que são habilitadas para realizar exames para a Covid-19?

2 - Se estas duas pessoas tiveram a cura, com certeza, estiveram doentes, mas quem nos garante que elas passaram todo o período em que aguardaram o resultado dos exames - que segundo informações da nota da secretaria dura quase 10 dias - em completo isolamento e sem ter contato com outras pessoas?

3 - Será que estas duas pessoas ditas pela secretaria como 'curadas', não deram entrada na Unidade de Saúde do município com os sintomas e a Unidade não quis notificá-las, como é de praxe?

4 - E, se deram entrada, não acham que existiu uma grande falha por parte da secretaria e da vigilância, tanto por não fazer a notificação, esta, ser colocada no sistema e no boletim de informação, bem como a falta de monitoramento da Vigilância?

5 - Sou um pouco leiga, mas a orientação não é para que todas as clínicas particulares notifiquem as pessoas que derem entrada nas suas respectivas unidades pelo Sistema E-SUS VE? E, após isso, a secretaria municipal não tem acesso ao sistema?

6 - Quer dizer que o sistema de Saúde do município não teve a capacidade de obter informações, em tempo oportuno, sobre estas duas pessoas? Ou seja, no período de, no mínimo, 14 dias?

7 - Porque o município não dá publicidade aos boletins de forma diária?

8 - Porque a parte contendo casos notificados, que não tinha nos boletins anteriores, só veio aparecer neste último boletim?

9 - O número de pessoas monitoradas aumentou de 57 para 126 - um aumento de 69 - em apenas um dia?

10 - Onde estão as Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica da secretaria municipal de São José do Belmonte?

Pois bem. Na matéria que publicamos neste Blog, em 12 de maio, um dia antes desse vendaval, intitulada de "Belmonte figura como 8ª pior cidade de Pernambuco e 3ª pior do Sertão, em nível de isolamento social", fizemos questão de alertar a população sobre 'confiar, desconfiando' das informações repassadas pela secretaria de Saúde, por não garantirmos, de fato, fidedignidade nelas. Bem como, foi alertado também, até por um belmontense, que deu sua opinião acerca do assunto, dizendo que a situação pode ser pior do que se imagina, contendo, este último boletim, informações não claras, dando a entender que essa gestão 'opera o verdadeiro milagre' em que, num único piscar de olhos, surgem 'pessoas doentes e curadas', surpreendentemente.

É nítido e notório que há grandes falhas na Vigilância do município, aliás, no sistema de Saúde como um todo, desde a porta de entrada da Unidade, haja vista termos exemplos de pessoas que procuraram a Unidade de saúde local, com todos os sintomas para a Covid-19, inclusive falta de ar - até pessoas que são da área de risco - e foram apenas orientadas a se isolarem nas suas residências por 14 dias, sem qualquer acompanhamento ou monitoramento.

Diante disso, tá mais do que na hora da "politicagem" da famosa milícia digital da prefeitura ser deixada de lado. Tá mais do que na hora do palanque, que foi armado em tempo inoportuno, ser desarmado. Tá mais do que na hora de alguém conduzir esse trem - que está  sem maquinista - e tomar um posicionamento para que a situação atual tenha resolutividade, antes que piore a ponto de ficar incontrolável e, não apenas conceder entrevistas em rádios para dizer que tá tudo bem, que tá tudo bom, que tá tudo as mil maravilhas. Digo-lhes que, sinceramente, não tá as mil maravilhas de forma alguma e, caso continuem agindo dessa forma, sem informar a realidade aos munícipes, a tendência é piorar ainda mais, haja vista os péssimos dados do índice de isolamento cedidos pelo MPPE, no município, que demonstram claramente que as pessoas estão nas ruas exatamente por excesso de confiança nos excelentes números relacionados a Covid-19, que veem e ouvem, advindos da gestão municipal, pelo menos até o penúltimo boletim. Quem sabe, agora, com o que foi divulgado, ontem e, devido ao alerta que está sendo feito por este veículo de comunicação, há alguns dias, os munícipes não fiquem em suas residências, não dando espaço para essa triste doença.

Por isso, pedimos, carinhosamente, a todos os belmontenses que FIQUEM EM CASA!

Um comentário:

  1. Está certo porque aqui em Belmonte tudo e por debaixo dos panos eles esconde a verdade gostei deste depoimento

    ResponderExcluir