Vereador Evandro Gonçalves reitera pedido de informações à secretária de Educação

,

O vereador Evandro Gonçalves, nesta sexta-feira, 29 de maio, enviou um ofício à secretaria de Educação do Município de São José do Belmonte, solicitando informações acerca dos gêneros alimentícios que são utilizados na merenda escolar e as aquisições feitas desde o mês de janeiro de 2020 até a data atual.

Tendo em vista ter sido procurado por diversos pais de alunos que não conseguem entender como é que um kit da merenda escolar, que está sendo entregue em São José do Belmonte, é diferente dos kits entregues em outras cidades de Pernambuco, sendo que aqui mesmo, em nossa região, os kits nem se comparam com os de nossa cidade.

No ofício, o vereador solicita informações quanto ao cumprimento da Recomendação 05/2020 do MP, relatório que conste a quantidade de famílias já atendidas, relatório especificando quantidade e quais itens constam em cada cesta básica, relatório que conste nome e endereço para contato do beneficiário, como também, se existe no cardápio dos alunos os itens, como carnes, ovos, frutas e legumes. Pois a propaganda que a gestão municipal faz é de uma refeição balanceada com acompanhamento nutricional e que tem várias fontes de vitaminas como frutas e legumes, o que é bem diferente da realidade do que está sendo distribuído nos kits, significando, tal atitude, para  muitos pais, uma humilhação, receberem 3 kg de alimentos, sendo que os recursos do PNAE são depositados normalmente, desde janeiro de 2020, e que daria muito bem para continuar fazendo a aquisição completa dos alimentos para distribuição.

As fotos dos kits entregues demonstram, claramente, a necessidade de uma apuração dos fatos, principalmente por serem recursos federais repassados regularmente aos municípios.

É necessário o esclarecimento da secretaria de Educação acerca desta aquisição e distribuição, levando em conta o fato de os repasses do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) continuarem regulares, mesmo com a suspensão das aulas. No dia 06/05 foi solicitado informações à Secretaria e, até o presente momento, o município não se manifestou, mas se manifestará, em breve.

Infelizmente, mais uma vez, somos apresentados à dura realidade das pessoas mais necessitadas do município, pessoas honradas que, neste momento de dificuldade esperando o devido apoio alimentar, encontram uma situação, no mínimo, vexatória e humilhante. Essas famílias estão corretas e irei buscar as respostas para mais este descaso e, principalmente, saber das aquisições dos produtos, saber da montagem destes kits, pois a propaganda realizada, por muito tempo, se mostra bem diferente da realidade, e esse é o papel do vereador, propor Leis, aprovar Leis, FISCALIZAR, e darei uma resposta a estas famílias”, concluiu o vereador Evandro.



0 comentários:

Postar um comentário