Waldir Jorge, Servidor Público aposentado da Secretaria da Fazenda, opina sobre situação atual do Brasil

,

"Amigos e amigas,

Na data de ontem (28), foi veiculada uma noticia no Diário de Pernambuco, falando a respeito da arrecadação do ICMS do Estado. Na reportagem, o secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco, Décio Padilha - categoria na qual me enquadro, apesar de já estar aposentado - destacou que a arrecadação do ICMS do ano em curso, em relação ao mesmo período do ano passado (2019), foi de 30% a menos. Ou seja, uma queda de R$ 152 milhões e, somado a isso, as despesas líquidas com o pessoal do Executivo, chegaram a quase R$ 12,2 milhões, percentual equivalente a 47,3% da Receita Corrente Líquida do Estado. Quase o teto permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 49% [veja].

O que eu quero dizer com isso? Ora, se o Estado gasta mais e não arrecada o suficiente para suprir esses gastos, como conseguirá cumprir seus compromissos financeiros, principalmente, com os servidores?

É importante salientar que a minha opinião e posicionamento não são de cunho político-partidário, tampouco com a intenção de mostrar simpatia, ou não, de qualquer partido, quer seja da esquerda, direita ou centrão. Meu intuito é, tão somente, para mostrar a minha tamanha preocupação, como cidadão pernambucano e brasileiro que sou, bem como, incluso no rol da classe de aposentados que, trabalharam por muito tempo, contribuindo os anos necessários, para gozar de uma aposentadoria mais que merecida.

Causa-me preocupação e espanto, as possíveis medidas que o Governo e a sua equipe econômica possam tomar, na tentativa de correr atrás do prejuízo: Aumento de impostos em cima de combustíveis e insumos básicos? Redução de salários do Servidor Público? Atraso de salários dos aposentados? Realmente, não sei a resposta. Todavia, existe a incerteza de, como o Governo do Estado conseguirá pagar a folha salarial, por sinal, muita extensa, sem ter dinheiro entrando, só saindo?

Não obstante, atrelado a isso, ainda existe a crise que o País está passando, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19),  situação atípica, em que o Estado não estava preparado para atender o exacerbado volume de casos registrados com positividade para a doença, que, fortuitamente, onerou, ainda mais, os cofres públicos, com gastos emergenciais milionários e, com isso, dificultando a geração de empregos para os jovens que buscam suas realizações profissionais.

Resta-nos aguardar, com muita fé em Deus, o término dessa crise, pois na minha humilde opinião, infelizmente, teremos que conviver muito tempo com a ameaça de contaminação da Covid-19, até o surgimento de uma possível vacina".

Waldir Jorge - Servidor Público aposentado da Secretaria da Fazenda

0 comentários:

Postar um comentário