Belmonte figura como 8º pior município de Pernambuco e 3º pior do Sertão, em nível de isolamento social

,

Os dados são obtidos a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos com base no Mapa Brasileiro da Covid-19, elaborado pela empresa recifense inLoco

Na semana passada mostramos aqui que o índice de isolamento social do município de São José do Belmonte não estava não bom, sendo de apenas 48,5% - ocupando a 140ª posição entre os 185 municípios, e a 23ª posição entre os 41 municípios que englobam o Sertão do Estado. E não é que esse nível baixou e piorou ainda mais.

O município de São José do Belmonte - governado pelo prefeito Romonilson Mariano - está colaborando e muito para que a saúde de Pernambuco desande a cada dia, listando, segundo dados do último domingo (10), entre os 10 piores municípios em relação ao nível de isolamento social, ou melhor dizendo, sendo o 8º pior município do Estado. E isso quem diz não é o Belmonte Verdade, tampouco a administração do Blog, e sim, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que, para mensurar o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas, elaborou o Painel de Isolamento Social, uma ferramenta pública disponível na internet, com dados obtidos a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos com base no Mapa Brasileiro da Covid-19, elaborado pela empresa recifense inLoco.

Veja os dados:

Com apenas 36,1% de média das pessoas em processo de isolamento social - dos 185 municípios pernambucanos - Belmonte ocupa a 178ª posição, contribuindo para que o péssimo índice do Estado continue abaixo de 50% - ficando acima apenas de 7 municípios, que são: Machados, Araçoiaba, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Altinho, Ipubi e Tuparetama. Já entre as cidades das circunscrições 01ª, 03ª, 04ª e 14ª, no Sertão pernambucano, que abrange 41 municípios, São José do Belmonte ocupa o 3º pior lugar, na posição 39ª, ficando acima apenas dos municípios de Ipubi e Tuparetama.

Segundo boletim divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram), às 18h30, também do último domingo (10), mesma data do percentual acima mostrado, o município tem apenas 1 caso confirmado, 5 descartados e nenhum em investigação para a Covid-19.

Um cidadão belmontense, inconformado com os dados, reclamou: "É lamentável que um município tão pequeno fique abaixo de outros com populações inferiores e até superiores. De nada adianta o gestor ou sua equipe de marketing dizer que o que faz é bem feito e é cumprido por todos - tendo dito isso em entrevistas em rádios e nas redes sociais. Como também, de nada adianta dizer que a cidade é pioneira em ações de combate ao coronavírus, quanto ao cumprimento aos Decretos do Governo do Estado, se ocupa a 8ª pior posição no aspecto isolamento", questionou.

É certo que, ninguém poderá se surpreender caso surjam, abruptamente, inúmeros casos da Covid-19 e, consequentemente, o município não tenha suporte e condições suficientes para cuidar e tratar os pacientes, haja vista essa situação atual que estamos mostrando através dos dados que só vêm corroborar, ainda mais, com o que é dito, há muito tempo, de que há carência, sim, de gerenciamento propositivo e de ações eficazes.

"Não adianta palavras bonitas e de efeito, em entrevistas em rádios, ou  divulgação de belos textos em redes sociais - para que a população possa entender, compreender e cumprir as determinações. Até porque, conversa bonita não mata, como também não dá saúde a ninguém", disse o belmontense.

É fato, também, que apesar do pequeno número de casos confirmados (Deus queira que seja fidedigno) apenas 1 (um) - segundo informações da secretaria de Saúde - as ações tomadas pelo governo municipal não têm surtido tanto efeito, tampouco, sendo motivo de a maioria da população tomar consciência do momento atual que o município, o Estado de Pernambuco, o País e o mundo estão atravessando.


O que chama a atenção entre as cidades pernambucanas que lideram, nessa data da avaliação, 10 de maio, a adesão ao isolamento, é o município de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Itaparica, administrado por Dr Manoel - a menos de 70 km de distância de São José do Belmonte - que ocupa o 3º lugar, com 53,8%, ficando abaixo apenas da grande Recife (54,9%) e Olinda (54,8%).

0 comentários:

Postar um comentário