O crescimento do Avante em 2020

,

Em 2018, o Avante, antigo PTdoB, esteve presente nas eleições majoritárias com Silvio Costa como candidato ao Senado. Embora bem articulado, Silvio ficou apenas em quinto lugar, com 680.435 votos, mais que 5 vezes a votação do governador de sua chapa, Maurício Rands (PROS). Após o fim do processo eleitoral, Silvio perdeu força sem o mandato de deputado federal, agora ocupado por um de seus filhos, e o comando do Avante em Pernambuco passou para Waldemar Oliveira, primeiro suplente do senador Humberto Costa(PT) e irmão do deputado federal Sebastião Oliveira(PR). O movimento ocorreu após um embate entra Sebastião e o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, pelo comando da legenda republicana no estado do qual o gestor municipal acabou saindo vitorioso. A ida para esta sigla se daria apenas em meados de 2022, mas já há aliados do deputado se articulando para estruturar o novo abrigo com vistas a 2020.
Eleito pela primeira vez para deputado estadual em 2002, Sebastião ocupou uma cadeira na Alepe até 2013, saindo de lá para disputar e vencer as eleições de deputado federal, sendo reeleito em 2018 e se transformando em um verdadeiro campeão das urnas. Somente em termos de prefeitos, um aliado em reserva comenta que são mais de 20 os que estão no grupo do parlamentar, além de dezenas de vereadores e outras lideranças. Em se confirmando a ida do grupo para o Avante, a legenda se transformaria rapidamente em uma das mais poderosas do estado.
Basta lembrar que o PR em 2016, sob o comando de Oliveira, foi o segundo partido a eleger mais prefeitos em Pernambuco, perdendo apenas para o partido do próprio governador. Esta deve ser mais uma das reviravoltas políticas que dinamizam os cenários e garantem a euforia das eleições. Inclusive, dependendo do tamanho do êxito que este Avante reestruturado possa ter no próximo pleito, as chances de um voo solo podem ser altas porque o Palácio agora vai ter que correr dobrado para agradar o ex-secretário da primeira gestão Paulo Câmara.
Quem também irá contribuir para o crescimento do Avante em Pernambuco é o ex-deputado estadual Henrique Queiroz, escolhido como secretário-geral da sigla.

0 comentários:

Postar um comentário