Paulo Câmara leva Caravana da Educação e Pactuação de Metas ao Sertão do Moxotó

,

O circuito de atividades chegou ao município de Arcoverde, com ações pedagógicas, 
culturais, esportivas e de orientações aos estudantes da Rede Estadual

ARCOVERDE – Em um dia significativo para a educação de Pernambuco, a comunidade escolar do Sertão do Moxotó recebeu, na manhã desta quarta-feira (20.06), a 11ª edição da Caravana da Educação e da Pactuação de Metas. Neste município, o governador Paulo Câmara comandou o encontro - contemplando todas as 56 escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Moxotó-Ipanema – e fez questão de acompanhar os polos cultural e esportivo da Caravana, que têm como objetivo aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).

"Estou iniciando hoje a décima primeira Caravana da Educação, aqui em Arcoverde. Fiz questão de fazer parte de todas, porque é um trabalho muito intenso e que tem nos ajudado a desenvolver Pernambuco. Estamos vendo os resultados e, acima de tudo, vislumbrando os caminhos para o futuro. Nessa Caravana da Educação, além de agradecer, pedimos a vocês que continuem com esse mesmo empenho, dedicação e determinação, acreditando que é possível transformar Pernambuco através da educação. E que é possível preparar uma futura geração de pernambucanos muito mais preparada para o mundo”, afirmou o governador Paulo Câmara.

O circuito de atividades da Caravana da Educação é dividido em três polos - Esportivo, Cultural e Central –, que envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Nos polos são realizadas competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, oficinas, recitais e atividades de leitura. Em Arcoverde, o polo esportivo aconteceu na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, no período da manhã. Simultaneamente, as atividades do polo cultural se concentraram na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Rios.

No polo central, que foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Arcoverde, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participaram da apresentação dos projetos “Enem, Tá Ligado?”, cujo foco é a preparação para o Enem, e do "PE no Campus", iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017, que tem como propósito, fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco. Tudo isso, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos alunos de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Momento de discussão do planejamento para o ano de 2018, a Pactuação de Metas tem como objetivo principal, o conhecimento de todas as metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE). O encontro aconteceu na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Arcoverde e envolveu gestores de todas as 56 unidades de ensino jurisdicionadas à gerência regional.

A importância do trabalho realizado na Caravana da Educação e da Pactuação de Metas foi ressaltada pelo secretário de Educação, Fred Amâncio, que agradeceu ao governador Paulo Câmara o acompanhamento em todas as edições realizadas até o momento. “O nosso trabalho na Pactuação de Metas é um momento importante, de diálogo, em que nós conversamos sobre os nossos avanços e os muitos desafios da educação do Estado. Pactuamos metas e traçamos nossas estratégias de trabalho ao longo do ano”, afirmou.

Já a prefeita do município, Madalena Brito, registrou a alegria e a satisfação de receber a equipe, destacando acreditar que tudo começa pela educação. “Hoje, estamos muito contentes com essa Caravana da Educação, que vem para Arcoverde com a Pactuação de Metas. Quero aqui parabenizar o governador Paulo Câmara por essa grande ação, que vem acontecendo em todo o Estado. E também parabenizá-lo porque a educação em Pernambuco vai muito bem. Aqui, no nosso município, também estamos fazendo com que a cada dia possamos melhorar nossa qualidade de ensino”, pontuou.

Acompanharam a agenda em Arcoverde, o deputado federal Gonzaga Patriota; os deputados estaduais Eduíno Brito e Diogo Morais; o secretário Antônio de Pádua (Defesa Social); os secretários executivos Marcelo Canuto (Casa Civil) e João Charamba (Educação); o presidente da Compesa, Roberto Tavares; e os prefeitos Arquimedes (Buíque), Ângelo Ferreira (Sertânia), Uíla Leal (Alagoinha), Osorinho (Pedra) e Heraldo Oliveira (Sanharó).

0 comentários:

Postar um comentário