Lewandowski é relator de ação contra Renan Calheiros na CPI da Covid

,


Parlamentares afirmam que indicação do emedebista, que é pai de governador de Alagoas, pode prejudicar andamento da comissão


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai relatar ação movida por três senadores aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a indicação de Renan Calheiros (MDB-AL) para a relatoria da CPI da Covid.


O mandado de segurança apresentado por Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC) e Marcos Rogério (DEM-RO) pede a suspensão do ato que colocou o senador emedebista na comissão.


Os parlamentares lembram que Renan Calheiros é pai do governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) e, por isso, os trabalhos do senador à frente da CPI podem fazer a comissão ser “eivada de desconfiança”.


Um dos focos buscado por governistas para livrar o governo Bolsonaro das investigações é apurar o uso de verbas federais por governadores e prefeitos no combate à pandemia.


É possível considerar legal e impessoal a indicação de senador relator, cujo filho está entre os governadores ‘investigados’? Sabe-se que não há investigação direta da pessoa do governador, mas indiretamente se investigará eventual má aplicação das verbas públicas repassadas pela União, no enfrentamento da Covid-19 pelos estados/municípios”, apontam os senadores.


Instalada nesta terça-feira (27/8), a CPI da Covid é presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), que indicou Renan Calheiros para a relatoria do colegiado após acordo com parlamentares.


FONTE: Metropoles

0 comentários:

Postar um comentário