Justiça cassa mandatos de prefeito, vice-prefeito e vereador de Verdejante

,


Em decisão proferida nesta sexta-feira (16), o juiz da 75ª Zona Eleitoral de Pernambuco, Neider Moreira Reis Júnior, cassou os mandatos do prefeito de Verdejante, Haroldo Tavares (foto), PSB, do vice Dorinho (DEM) e do vereador João de Santinha (PSB). A sentença também torna-os inelegíveis por oito anos.


O magistrado julgou procedente uma ação de investigação judicial eleitoral (Aije) impetrada pela coligação “Mudança já”, liderada pelo candidato a prefeito Adailton Monteiro (PSDB), derrotado na última eleição. Entre as diversas irregularidades apontadas pelos autores da processo, estão:


Pagamento de R$ 50 mil e a doação de dois poços artesianos ao vereador João de Santinha em troca de apoio político, a promessa de poços para outros legisladores em troca de aprovação de projetos de lei de interesse do Executivo, contratação de pessoas condenadas na Justiça e que cumpriam prisão em regime fechado em 2012, bem como contratações vedadas em ano de eleição e propaganda eleitoral em perfis públicos e utilização de veículo da Prefeitura para deslocamentos pessoas e atos de campanha.


Esses argumentos foram suficientes para que o juiz Neider Moreira Júnior entendesse que houve abuso de poder. Os condenados ainda podem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).


FONTE: Magno Martins

0 comentários:

Postar um comentário