"Prioridade é salvar vidas", diz Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

,


Queridos irmãos e irmãs,


Fomos informados que, nesta segunda feira, terão início na Assembleia Legislativa as negociações para aprovação do projeto que inclui as atividades religiosas, nos templos, como essenciais.

Reconhecemos a religião como grande conforto espiritual para a nossa vida, sobretudo nas ocasiões mais desafiadoras. Por outro lado, entendemos que, em momento tão grave como estamos passando, quando cresce assustadoramente no Brasil o número de infectados e falecidos por conta da Covid-19, a preocupação com as celebrações nas igrejas não pode ser a principal.


A prioridade deve ser salvar vidas. A prática religiosa independe do templo, conforme Mt 18,20: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles”. As pessoas podem fazer uso dos recursos da tecnologia para participar das celebrações, à distância, e realizar suas devoções em suas casas, em conjunto com sua família, como “Igreja Doméstica”, tão preconizada no Concílio Vaticano II e no Catecismo da Igreja Católica (cf. LG, 11; CIC 1655 – 1658).


Neste momento devemos concentrar nossas energias no combate à pandemia, procurando fazer a nossa parte, ou seja: ficando o quanto possível em casa, mantendo o distanciamento social, a higienização, fazendo uso permanente da máscara e não deixando de tomar a vacina. Cuidemos uns dos outros, sobretudo dos idosos, dos pobres, daqueles que não têm onde morar.


Achamos importante reconhecer a religião como essencial e agradecemos o empenho do legislativo estadual. Ao mesmo tempo, esperamos dos governantes e legisladores medidas mais eficazes para evitar, ou pelo menos diminuir, o escândalo das aglomerações nos transportes públicos, a aprovação de leis que visem digna condição de vida para os desempregados e melhorias na assistência aos enfermos.

Que Deus tenha misericórdia do nosso povo.


Dom Antônio Fernando Saburido, OSB Arcebispo de Olinda e Recife

Dom Limacêdo Antonio da Silva, Bispo Auxiliar de Olinda e Recife



0 comentários:

Postar um comentário