Preocupado com algo, Lula muda discurso e já pensa em não concorrer em 2022

,


Em entrevista concedida ao jornal francês ‘Le Monde’, publicada na sexta-feira, 19, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece ter mudado sua posição quanto as eleições presidenciais que acontecerão no Brasil em 2022.


Após a divulgação da notícia da decisão tomada pelo ministro Edson Fachin, que anula as condenações e torna Lula elegível novamente, o ex-presidente deu diversas declarações, onde se colocou como a melhor opção que a esquerda teria, em um segundo turno contra o atual presidente Jair Bolsonaro.

No entanto, poucos dias depois de receber a notícia da anulação de suas condenações pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Lula aparenta já ter alterado seu discurso, ao notar que pode não ter tido a receptividade esperada vinda da população, quando se trata de sua candidatura.

Quando questionado sobre se candidatar para a presidência do país no ano de 2022, o ex-presidente respondeu falando que é difícil dar uma resposta nos dias de hoje. Além disso, referiu-se a sua idade como um possível empecilho para uma futura candidatura.

“É difícil hoje responder dizendo sim ou não. Eu tenho 75 anos e em 2022, no momento das eleições, terei 77. Se eu continuar em boa forma e se houver um consenso entre os partidos progressistas desse país para que eu seja candidato, não vejo nenhum problema nisso”.

"Mas eu já fui candidato, já fui presidente e já efetuei dois mandatos. Eu também posso apoiar alguém que esteja bem colocado para vencer. O mais importante é não deixar Jair Bolsonaro continuar governando esse país", declarou.  

A nova postura de Lula causa estranheza, já que sempre se posicionou como protagonista politico da esquerda no país.

Lula que já foi chamado de “caudilho do PT”, e “exclusivista de esquerda” por vários políticos, até mesmo dentro do próprio partido, pode finalmente ter entendido que a decisão do STF, quanto à anulação,  não ajudou muito na recuperação da sua imagem política. Ou, finalmente entendeu que passará um verdadeiro vexame caso opte por concorrer em 2022 e dará, assim, um fim à sua carreira política, caso não seja eleito.


Um comentário:

  1. Com o bom governo do Presidente Bolsonaro, o Lula se acha incapaz de vencer o Presidente Bolsonaro, não tem o povo, não é inocente, e o povo está com o Presidente Bolsonaro. Sensato Lula.

    ResponderExcluir