Nota da ADEPPE em apoio ao delegado de Toritama, Dr Eymard

,


A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) vem a público manifestar total apoio ao Delegado Titular de Toritama, Dr. José Eymard da Silva Coutinho Filho, o qual vem desempenhando as suas funções com profissionalismo, zelo e dedicação à Polícia Civil de Pernambuco.

No dia 11/03/21, uma idosa procurou a delegacia de Toritama e informou que a sua residência havia sido invadida por um vereador da cidade, vereador Edijan Enildo, acompanhado de alguns funcionários, os quais, segundo a referida senhora, haviam adentrado em sua residência sem a devida autorização e haviam danificado uma parede que ficava aos fundos da casa. Diante da narrativa da senhora, como obrigação legal, foi determinado pelo Delegado que a equipe de policiais civis fosse até o local em que os funcionários do vereador Edijan se encontravam, convidando-os a irem à delegacia para prestar esclarecimentos, assim como o Dr. Eymard foi à Câmara dos Vereadores e solicitou que o vereador Edijan também comparecesse à delegacia, isto após o término da reunião em que ele participava. Em momento algum houve uso arbitrário de força, uso de algemas e nem tampouco ordem de prisão ao vereador, que voluntariamente acatou a solicitação da autoridade policial e compareceu à delegacia, narrando a sua versão acerca dos fatos, e esclarecendo a denúncia apresentada pela senhora que fora à delegacia lhe imputar os fatos acima. Logo em seguida, foi inaugurado procedimento investigativo, na forma da legislação em vigor, para a devida apuração.

Sucede que no dia, 24/03/2021, a partir das 11:00 da manhã, no programa de rádio Cidade em Foco, sob o comando do radialista Alberes Xavier e com a participação no programa do Sr. Prefeito de Vertentes, Romero Leal, foram feitas críticas severas ao Dr. Eymard, de forma equivocada, sem sequer dar a oportunidade para o Delegado expor a sua versão acerca dos fatos. O que não é admissível em um Estado Democrático de Direito, pois à imprensa e a qualquer segmento da sociedade deve ser dada observância ao direito de se ouvir previamente a parte à qual se imputa uma conduta desfavorável.

A ADEPPE reconhece a importância de uma imprensa livre, pugna como equivocada a maneira injusta como a imagem do Dr. Eymard foi exposta e salienta que tal conduta é algo isolado dentro do cenário jornalístico do Estado de Pernambuco.

A DIRETORIA

0 comentários:

Postar um comentário