Pela vida de Lula, PT pede ajuda internacional contra fascismo de Bolsonaro

,

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta terça-feira (30) que o partido irá pedir ajuda internacional para garantir a vida do ex-presidenete Luiz Inácio Lula da Silva.

A dirigente petista denunciou durante uma coletiva de imprensa, nesta tarde, que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ameaçou estraçalhar o Estado Democrático de Direito ao dizer que deixará o ex-presidente apodrecer na cadeia.
Nós queremos fazer uma rede de forte solidariedade internacional à causa democrática, passando principalmente pela liberdade de Lula, a quem nós nos preocupamos muito nesse contexto. O último discurso que tivemos do candidato que foi eleito foi um discurso que não tem a ver com Estado Democrático de Direito, com o devido processo legal, que foi a assertiva dele de deixar Lula apodrecer na cadeia. Nós tememos pela vida do presidente Lula, nós precisamos deixar aí um alerta à sociedade. Lula tem direito a um julgamento justo”, disse Gleisi.
No Brasil, a Constituição Federal veda a prisão perpétua e impõe garantias ao acusado que a lava jato desconsiderou. Lula, por exemplo, está preso há 207 dias — cumprindo pena antecipada — numa condenação sem provas e sem o trânsito em julgado. O ex-presidente teria o direito a recorrer às instâncias superiores em liberdade.
O ex-presidente Lula é considerado pela ONU um preso político.
Assista ao vídeo:


0 comentários:

Postar um comentário