Paulo Câmara garante mais agilidade no combate à violência com a entrega de 165 motos à Polícia Militar

,

Veículos serão utilizados na Região Metropolitana do Recife, incrementando o policiamento ostensivo

O governador Paulo Câmara comandou, na manhã desta segunda-feira (30.04), a realização de mais uma importante ação prevista no Plano de Segurança do Estado, com a entrega, no Quartel do Derby,  no Recife, de 165 novas motocicletas à Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Os veículos, que serão utilizados na Região Metropolitana, reforçam a estrutura operacional da corporação no combate à criminalidade.  Esse é o primeiro lote de um conjunto de 700 motos que serão entregues ao longo dos próximos 90 dias.  O investimento para a aquisição dos novos veículos é de R$ 20,3 milhões, viabilizados por financiamento do BNDES.

"Sabemos que o trânsito está cada vez maior nas grandes cidades, então, o uso das motos vai dar agilidade e possibilitar reações mais rápidas no trabalho da polícia. Os resultados (redução dos índices) já estão ocorrendo, mas nós esperamos que, com ações como essas, eles aconteçam de maneira ainda mais rápida, para que a população tenha cada vez mais a segurança necessária no seu ir e vir", destacou Paulo Câmara.



Todas as motocicletas são do modelo Honda XRE 300 cilindradas e serão utilizadas pelos batalhões de Olinda (1º BPM), Centro do Recife (16º), Boa Viagem (19º), Espinheiro (13º), Apipucos (11º), Várzea (12º), Prazeres (6º), Jaboatão Centro (25º), Paulista (17º), São Lourenço da Mata (20º) e Cabo de Santo Agostinho (18º). 

A entrega desses veículos vem na sequência da formatura de 1.281 novos policiais militares, na semana passada, que foram oficialmente integrados à corporação. Durante o curso de formação, eles receberam treinamento específico com instrutores da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM). Esses novos profissionais executarão a Operação Quadrante de Segurança, que tem como objetivo a redução dos índices de CVPs e o combate à prática de delitos nas 10 Áreas Integradas de Segurança (AIS) da RMR. Através da operação, haverá um aumento no policiamento ostensivo em locais estratégicos. 



O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, destacou o reforço que a corporação terá com a aquisição de novos veículos para fortalecer o policiamento. "É um equipamento de ajuda na ostensividade e também em abordagens e capturas. Importante lembrar que Pernambuco foi o primeiro Estado a receber essa linha de crédito federal para a segurança, fruto da rapidez e qualidade do projeto que apresentamos ao BNDES", frisou.

Para o comandante-geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão, explicou como será a utilização dos novos equipamentos. "Cada unidade de área terá cinco quadrantes de segurança, e cada um será composto por um trio de motociclistas e uma guarnição tática. Esse projeto combate diretamente os CVPs, assaltos, roubos e furto. É um policiamento ágil, que pode mudar de horário e de local na medida em que for necessário, impactando diretamente na sensação de segurança do cidadão", ressaltou.



PLANO DE SEGURANÇA -  Anunciado pelo governador Paulo Câmara em abril de 2017, as medidas do Plano Estadual de Segurança Pública de Pernambuco incluem ações efetivas com objetivo de reduzir os índices de criminalidade do Estado. Entre elas, a renovação da frota das polícias e a contratação  de 4.500 novos policiais, dentre civis, científicos e militares. Outras medidas também foram executadas, como a criação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE); renovação e ampliação da frota de viaturas do Corpo de Bombeiros (CBMPE), com a entrega de 61 veículos; a criação do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP), em Caruaru; a promoção de oficiais, subtenentes e sargentos da PMPE e a criação das Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) nos municípios de Araripina e Tamandaré, que atuam no policiamento ostensivo dos municípios. 

Outras ações que também integram o Plano ainda estão por vir, como a inauguração do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (BIESP) de Petrolina; o 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM) de Itapissuma; a Companhia Independente da PM (CIPM) de Lajedo; um novo concurso para 500 novos policiais militares, previsto ainda para 2018. O CBMPE também foi fortalecido, com o início do Curso de Formação de um turma de 300 novos homens e mulheres que foram aprovados em concurso realizado em maio de 2017. A previsão é que eles comecem a atuar na corporação já em junho de 2018, após o término das aulas.



0 comentários:

Postar um comentário