Waldir Jorge e família emitem Nota de Pesar pelo falecimento de Cantalício Cabral

,

O ex-prefeito de Terra Nova, ex-secretário da prefeitura do Recife e ex-deputado estadual faleceu, na capital pernambucana, nesse sábado (19), vítima de infarto, aos 78 anos de idade

Nota de Waldir Jorge - Secretário de Governo de Parnamirim  - e família

Foto: Waldir Jorge, esposa e filhos
"Recebemos, com profunda tristeza, a notícia do falecimento do amigo Cantalício Cabral. Por toda sua vida, como fiel cumpridor dos seus deveres e legítimo representante do povo, pelo grande homem público que foi, Cantalício lutou pelos interesses de Pernambuco e do seu povo, sobretudo, da população mais carente do Sertão Central e, certamente, deixou seu nome na história política do nosso Estado", diz a nota, acrescentando:

"Integridade e honestidade fizeram parte da vida deste grande homem, que tem vultosos e importantes serviços prestados ao povo pernambucano, e que deixa, para nós, os legados do trabalho, do compromisso com o social e do amor ao próximo. Por fim, quero, junto com a minha família, prestar os mais sinceros votos de solidariedade aos familiares enlutados nesse momento de dor e sofrimento", ressaltou Waldir Jorge.

Histórico Político de Cantalício Cabral

Foto: Maria Alice Cabral - tia de Cantalício Cabral
Filho do ex-prefeito do município de Parnamirim, Antônio Lustosa de Oliveira Cabral e de Raimunda Parente de Sá Barreto - o terceiro dos 10 filhos do casal - o Engenheiro Agrônomo, Félix Cantalício Barreto Cabral, formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), foi prefeito do município de Terra Nova, cargo também exercido por um dos seus irmãos, o advogado Jeová Lustosa Barreto Cabral - que foi prefeito por dois mandatos -, e pela sua tia Maria Alice Cabral (imagem), ambos no município de Parnamirim.

Ainda em Terra Nova, além de prefeito, Cantalício Cabral foi diretor da CILPE (Companhia de Leite de Pernambuco), projeto idealizado na gestão do ex-governador Eraldo Gueiros (1971 a 1975), e foi, também, diretor do DPV (Departamento Produtivo Vegetal), no mesmo governo.

Já no município de Parnamirim, Cabral foi chefe do Projeto Sertanejo, um Programa, também do governo estadual, época em que o Estado era comandado pelo ex-governador Marco Maciel (1979 a 1982).

Na Capital pernambucana, Recife, Cantalício Cabral foi secretário durante a gestão do ex-prefeito Roberto Magalhães (1997 a 2000).

Destaque como representante dos sertanejos na ALEPE

Deputado estadual, eleito em 1982, pelo PDS (Partido Democrata Social), atualmente, PP (Partido Progressista), Cantalício Cabral tomou posse em 15 de fevereiro de 1983, na 10ª Legislatura da ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco).

Foi a partir de então que Cabral teve um maior destaque no Estado e no País, como representante dos pernambucanos na Assembleia, em especial, das populações dos municípios de Parnamirim, Terra Nova, Salgueiro e Verdejante, no Sertão Central do Estado de Pernambuco.

Foto: Barragem do Chapéu em Parnamirim-PE
Dentre as dezenas de ações em favor dos sertanejos, destacamos a luta do ex-parlamentar, juntamente com o ex-deputado federal Oswaldo Coelho, entre os anos de 1985 e 1986, para execução da Barragem do Chapéu (imagem) no município de Parnamirim, beneficiando a população local e das regiões próximas, sendo esta, a quarta maior bacia de Pernambuco, com capacidade para armazenar 188.000.000 m³ de água.

Destacamos, ainda, a luta do ex-parlamentar, em parceria com Oswaldo Coelho, para que o Projeto de Transposição do Rio São Francisco tornasse realidade e fizesse com que os cidadãos dos municípios de Salgueiro, Terra Nova, Verdejante e Parnamirim pudessem, de fato, ter a realização de um sonho antigo, o de ter água nas torneiras, uma obra de suma importância que credibiliza o saudoso Cantalício Cabral como sendo parte dos poucos deputados estaduais que mais ajudaram as populações dos municípios que compõem a Região Sertão Central de Pernambuco.

0 comentários:

Postar um comentário