Prefeitura de ST descumpre TAC e descarrega lixo nas proximidades do Aeroporto Santa Magalhães

,

O antigo lixão localizado às margens da PE-390, em Serra Talhada, voltou a ser utilizado pela Prefeitura como local de descarga de lixo. Isso é o que mostra algumas imagens e vídeos que chegaram à redação do Belmonte Verdade.
Como se não bastasse o forte odor no local, ainda, segundo informações, barracas estariam sendo armadas por catadores de lixo e recicladores.
O que chama a atenção, além da presença de uma máquina trabalhando no local, é o descumprimento ao TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado entre o Ministério Público e a Prefeitura, que havia desativado este lixão e deveria fazer corretamente a destinação dos resíduos sólidos para o aterro sanitário no município de Salgueiro, Sertão Central de Pernambuco, que tem licença ambiental e de funcionamento pela CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente).

Segundo informação do pré-candidato a vereador, André Terto, que está bastante preocupado com a situação, o prefeito Luciano Duque, por telefone, justificou ao mesmo que houve um problema com os caminhões que conduzem o lixo até o município de Salgueiro e garantiu que, no máximo na próxima semana, tudo voltaria à normalidade.
O fim do lixão foi uma das condições impostas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para viabilizar os voos no Aeroporto Santa Magalhães que, segundo a secretária de infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, funcionará, com voos regulares, até o final deste ano, garantia dada ao deputado federal Sebastião Oliveira, durante reunião realizada no escritório do parlamentar, em Recife, no dia 7 de fevereiro [relembre].
O fato é que, mesmo não tendo sido viabilizado o funcionamento do Aeroporto, ainda, o lixo presente no local pode vir a prejudicar e causar algum desastre por causa das aves, durante alguns voos que são feitos esporadicamente. E outra, se não houver uma fiscalização constante e punição à Prefeitura pela prática atual de descumprimento, e isso vier a tornar-se rotina, o lixão corre sério risco de ser reativado e atrapalhar a liberação do funcionamento da maior bandeira defendida com unhas e dentes na Capital do Xaxado pelo deputado serra-talhadense, Sebastião Oliveira, o Aeroporto Santa Magalhães.


0 comentários:

Postar um comentário