OPINIÃO: "FAÇA O QUE EU DIGO - OU SOFRERÁ SANÇÕES POR VIOLAÇÃO AOS DECRETOS - MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO", DIZ O REI...

,

Confira, abaixo, a opinião de um cidadão belmontense:

Em tempo de combate à Pandemia do Coronavírus, São José do Belmonte, a Terra de Dom Romonilson Mariano - como bem disse o Jornalista Magno Martins, na Coluna do Blog do dia 31/03 - CONTINUA sendo sinônimo de muito desrespeito às determinações da OMS, do Ministério da Saúde, do Ministério Público, do Governo de Pernambuco, e desrespeito aos cidadãos da Terra da Pedra do Reino, por parte daquele que se autointitula representante do povo.

Primeiro, tem-se gasto linhas em noticiar uma barreira sanitária, que funciona apenas em horário comercial, sem estrutura alguma de aporte sanitário, tendo em vista a falta de recursos técnicos e equipamentos de testagem; quem ali trabalha, trabalha por amor e dedicação à população belmontense.

Talvez, esta seja a única entrada para o município ou não se sabe que São Jose do Belmonte faz divisa com o Ceará e a Paraíba? Que as entradas do município são os Distritos vindos do Ceará, além dos Distritos do Carmo e Bom Nome?

No dia 22 de Abril de 2020, mais um decreto do Dom Prefeito,  dessa vez, decretou o uso obrigatório de máscaras no município a partir do dia 25 de abril, onde toda a população, do mais humilde ao mais abastardo, deveria fazer uma, ou mesmo, adquirir este equipamento de proteção. É claro, o exemplo deveria ter partido dele, mas no decreto deve ter letras tão minúsculas que os cidadãos não conseguiram ler dizendo que ele MANDA, mas NÃO CUMPRE.

No dia 26 de abril, foi publicada em um Blog da cidade [veja], uma matéria onde o Prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti, visitou o nosso município - E é momento para receber visita? - descumprindo todas as recomendações dos órgãos de Saúde e, parece que a barreira sanitária não explicou, ou talvez não tivesse ninguém para fazer a abordagem ao veículo do Sr. prefeito e orientá-lo sobre o uso obrigatório de máscara e o distanciamento de, no mínimo, 1 metro de outras pessoas, cumprindo, inclusive o que é recomendado pelo Governo de Pernambuco e todos os órgãos de Saúde.

O que se observa na reportagem é o total desprezo pelas recomendações dos órgãos de Saúde, um mau exemplo que pode estimular pessoas a banalizarem a situação preocupante e extremamente sensível que estamos passando. O Dom prefeito e seus amigos não faziam uso de máscaras, procuraram demonstrar que não existe distância para ser considerada, ao ponto de registrarem fotos lado a lado, abraçados.

Esta não foi a primeira vez. Desde que começou as recomendações de saúde e dos órgãos de controle, que o NOBRE faz questão de afrontar a todos, falta bom senso e ao menos respeito à sua própria secretária de Saúde, que advertiu os cidadãos durante uma entrevista recente em uma rádio local, inclusive foi taxativa quando disse que o município não estava preparado para esta pandemia. A pergunta que se faz é: Pra que serve as recomendações da  secretária de Saúde do município? Só para os comerciantes e para a população em geral?

Sabemos que todas as autoridades públicas devem, além de manter as normas sanitárias vigentes, dar bons exemplos à população, pois talvez, muitos ao agirem assim podem vir a sobrecarregar o sistema de saúde local, não são NOBRES, não terão, talvez as mesmas chances. Sem contar que a recomendação é usar videoconferências, ninguém precisa conversar de tão perto.

Fica o alerta da ciência, da OMS, do Governo de Pernambuco, do Ministério Público, da Secretaria de Saúde, de todos que querem o seu bem, cidadão belmontense: Fique em casa. Só saia se for imprescindível. Use máscara e lave bem as mãos. Não siga o Dom Prefeito e seu principal pensamento:

"FAÇA O QUE EU DIGO - MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO - SENÃO, EU USO O PODER QUE TENHO PARA PERSEGUI-LO, FECHAR SEU COMÉRCIO E MANDAR PRENDÊ-LO"...

Do Portal Nayn Neto

0 comentários:

Postar um comentário