Insatisfação: Vereadores Paulo Pereira e Zé Lucas visitam comunidade do Sítio Barreiros e lá presenciam insatisfação de pais e alunos devido fechamento da escola local (Manoel Lucas de Barros)

,

VEJAM OS VÍDEOS DO ATO DE PROTESTO DOS MORADORES DO SÍTIO BARREIROS CONTRA FECHAMENTO DA ESCOLA LOCAL:

 



ACOMPANHEM A MATÉRIA COMPLETA SOBRE O ATO DE PROTESTO DOS MORADORES DO SÍTIO BARREIROS CONTRA O FECHAMENTO DA ESCOLA LOCAL:

Na manhã desta Segunda (05), os Vereadores Paulo Pereira e Zé Lucas foram convidados pela comunidade do Sítio Barreiros a visitarem a localidade, especificamente a Escola Manoel Lucas de Barros, a qual foi fechada devido ao processo de nucleação das escolas do município.

Os vereadores, cumprindo seus papéis e solícitos ao convite, se deslocaram até a localidade e lá puderam presenciar a grande preocupação e a insatisfação de vários pais, devido à medida de nucleação, que fechou a escola.

Na comunidade, os pais estão indignados com a tal atitude do prefeito, afirmando que não deixaram seus filhos irem à escola do Sítio Cabaças, uma prova disso é que apenas 5 alunos foram, e segundo relatos dos pais, os que foram possuem relação de parentesco com as cuidadoras das crianças.

A comunidade alega que faltou um maior debate da comunidade com a secretaria de Educação sobre o assunto. “A decisão foi tomada sem sermos ouvidos, sem levar em conta a nossa opinião, fomos informados apenas que seria fechada, e apesar de não entender das leis, acho que não é assim”, afirma uma mãe. 

Vale salientar que para uma escola rural ser fechada, entre outros motivos, a opinião da comunidade é determinante.

A maioria dos alunos que frequentam a escola são crianças de pouca idade, as quais precisarão se deslocar do Sítio Barreiros até o Sítio Cabaças, percorrendo alguns quilômetros. “Não tem como deixar sair daqui para ir para longe”, ressaltou outra mãe, demonstrando sua preocupação com seus filhos.

Uma outra mãe ainda relatou: “o ônibus passa aqui muito cedo, vai pegar alunos em outros locais para depois levar até a escola das cabaças, não são adultos que estão no ônibus para ficarem rodando com eles.

Diante do impasse, a grande maioria dos alunos não frequentaram as aulas que tiveram início neste dia 5, como explicou outra mãe. “Tem ficado em casa até resolver este assunto da escola. Ele não quer ir para longe, eu também não quero deixá-lo ir, sendo que tem escola aqui, boa e perto”, destacou.

A insatisfação é reforçada por um pai. “A comunidade precisa da escola, a escola é vida na zona rural. Na zona rural a gente tem nossa casa, a nossa vida, temos que valorizar a nossa localidade, pode existir ensino de qualidade aqui na nossa escola. Fechou a escola, os nossos filhos vão estudar longe”, reclamou.

“As questões da distância, do deslocamento, da segurança e do transporte escolar, tudo isso deverá ser levado em conta na hora de uma tomada de decisão, o mesmo não tem o direito de fazer isso sem nos consultar, pois somos gente e precisamos ouvir e ser ouvidos sobre decisões desta natureza, pois a mesma afeta diretamente nas nossas vidas e dos nossos filhos”, comentam os pais.

Os pais alegam que foi prometido que seria liberado para a localidade um transporte de qualidade, mas simplesmente o ônibus que enviaram chegou às 06:00h da manhã sem a qualidade prometida. Foi prometido também que seriam consertadas as estradas, mas, as mesmas não estão em boas condições. Faltam cadeiras suficientes na escola e tudo isso é importante.

Diante da situação em questão, os vereadores Paulo Pereira e Zé Lucas se mostraram preocupados e solidários à causa, se prontificaram de juntos ao executivo, procurarem uma solução para a situação.

Espera-se então uma resolução da situação o mais breve possível, pois as crianças não poderão jamais ser prejudicadas, mas estão, pois a grande maioria não está frequentando a escola e não poderá continuar sem frequentá-la.


Atenciosamente,

Comunidade do Sítio Barreiros








3 comentários:

  1. absurdo isso são crianças a estrada que do sítio Barreiros a sitio cabaça é péssima,ja que ele reformou a escola do sítio cabaça pq n reformou a do sítio Barreiros?direitos iguais p todos pq que tão fazendo isso é p ficar menos funcionários e tou falando por familiares meu que tem seus filhos la no sítio Barreiros sou de la ja estudei la na escola do sítio Barreiros então acho que n deve fechar tem e que fazer uma reforma

    ResponderExcluir
  2. Por que o prefeito não reformou a escola do sítio Barreiros ja que ele reformou a do sítio cabaças?



    A verdade é que o sitio Barreiros é esquecida pelos governantes. Eles só lembram da comunidade na hora de vim pedir votos...😠

    ResponderExcluir
  3. O msm caso está acontecendo aqui na minha comunidade,pois os pais não estão gostando nada disso q o prefeito fez,fechar escolas novas recém reformadas e levar os alunos para comunidades tão longe e em transportes sem adequação nenhuma,outro caso é a falta de professores q tem capacidade para estar em sala de aula enquanto tem professores contratados sem responsabilidade alguma,o SR PREFEITO deveria ter mais respeito com os concursados q foram aprovados no ultimo concurso e convocá-los ao invés de colocar professores irresponsáveis.

    ResponderExcluir