CLAMOR: POPULAÇÃO CLAMA POR PROVIDÊNCIAS DAS AUTORIDADES COMPETENTES, EM RELAÇÃO À COMERCIALIZAÇÃO E USO DE DROGAS EM SÃO JOSÉ DO BELMONTE

,

Não diferentemente de tantas outras cidades, principalmente das pequenas do interior, São José do Belmonte também tem um problema crônico em relação à comercialização e uso de "DROGAS", e isso está sendo visto diariamente por populares, tanto a venda quanto o consumo, quer sejam às escondidas nas diversas periferias da cidade ou mesmo ao ar livre.

Diante disso, alguns populares procuraram a redação deste blog para informar que foram feitas algumas denúncias ao comando da polícia local através de ligações, e gostariam de usar este grande veículo de comunicação para reforçá-las e transformá-las em um grande clamor de pais e mães de família direcionado às autoridades competentes, para que tornem mais frequentes as rondas e abordagens a pessoas nas periferias dos bairros da cidade, pois as práticas de comercialização e o grande consumo de "DROGAS" já vêm se arrastando por vários anos na cidade e as crianças, adolescentes e jovens estão mergulhando ainda mais num mundo que não tem mais volta.

Sobretudo, os mesmos pedem também o apoio do governo municipal, para que através das secretarias de educação e saúde, em parceria com outros setores da administração possam traçar planos e elaborar projetos, os quais abordem o tema "DROGAS", tanto nas ruas quanto nas escolas, frequentemente, pois, infelizmente, parte das crianças, adolescentes e jovens, os mesmos que são considerados por todos nós como sendo "O FUTURO DO BRASIL", estão facilmente sendo atraídos e induzidos a entrarem e permanecerem no mundo das "DROGAS", ao invés de sentirem-se atraídos a frequentarem e permanecerem nas escolas, que são os seus verdadeiros lugares, e esse jogo tem que ser virado o mais rápido possível.

SAIBA UM POUCO SOBRE AS "DROGAS ILÍCITAS", QUANTO AOS SEUS EFEITOS E RISCOS:

DROGAS ILÍCITAS

"DROGAS ILÍCITAS" são substâncias em que a produção, comercialização e consumo são proibidos por lei. 

As "DROGAS", quando ingeridas, inaladas ou aplicadas no organismo, provocam alterações no seu estado, pois agem sobre o sistema nervoso e alteram o comportamento e o estado mental das pessoas que delas fazem uso - são as chamadas "DROGAS PSICOTRÓPICAS".

Entre elas, há as "DROGAS LÍCITAS" e as "DROGAS ILÍCITAS", estas, por serem proibidas por lei, circulam no país através do tráfico. Entre as "DROGAS ILÍCITAS" estão a "MACONHA", a "COCAÍNA", o "CRACK", o "ECSTASY", o "LSD", entre outras.

EFEITOS E RISCOS DAS "DROGAS ILÍCITAS"

O uso da "MACONHA"  provoca efeitos como: calma, relaxamento, introspecção, secura na boca, sudorese, tremores, falta de equilíbrio e coordenação motora. Seu uso continuado pode levar o consumidor ao estado de angústia, medo de perder o controle e pânico.

O uso da "COCAÍNA", a qual é usada sob a forma de pó, que é inalado ou injetado na corrente sanguínea, provoca excitação e euforia, intensificação da atividade mental, diminuição do apetite e aumento da pressão sanguínea. Seu uso frequente pode levar a distúrbios cardiovasculares, parada respiratória, derrame e infarto.

O uso do "CRACK" produz euforia e excitação, sensação de poder de forma mais intensa que a cocaína, mas de duração muito mais curta (que leva a querer consumir sempre mais). Os riscos do uso do crack são hemorragias, derrames e graves danos neurológicos.

O uso do "ECSTASY" provoca aumento da temperatura do corpo, aumento da resistência física e das percepções sensoriais. Entre os riscos, seu uso frequente pode levar a desidratação, pânico, estresse físico e psicológico.

O uso do "LSD" (ou "ÁCIDO") leva a alucinações, com distorções da percepção visual, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco. Entre os riscos do uso frequente estão os delírios, que fazem perder a noção do perigo, causando até mesmo a morte. Pode ainda acelerar o desenvolvimento de doenças psíquicas em pessoas com propensão a elas.

DEPENDÊNCIA QUÍMICA

As "DROGAS", além do risco imediato à saúde, causam diversos prejuízos afetando a qualidade de vida do indivíduo. 

A dependência química é uma doença que afeta a vida da pessoa e das suas relações, principalmente a família, em diversos aspectos: físico, mental, familiar, profissional, financeiro. É muito difícil combater o vício e muitas vezes o dependente passa por tratamento, mas acaba tendo recaídas e recomeça o sofrimento.

A dependência química está relacionada com aspectos psicológicos e bioquímicos do organismo. De modo geral, os usuários repetem o uso buscando repetir as sensações prazerosas conseguidas com a "DROGA", isso gera dependência psicológica. Além disso há a dependência física, sintomas como depressão, cansaço, alterações de humor e de sono são produzidos pelo organismo quando o indivíduo deixa de consumir (abstinência).

Outro aspecto relacionado ao uso da "DROGA" é a tolerância à substância, que varia de acordo com o tipo de droga e o organismo de cada pessoa. À medida que se torna mais tolerante à "DROGA", a pessoa precisa consumir maiores quantidades para sentir os mesmos efeitos, podendo acontecer já na primeira utilização, em alguns casos.

Nas grandes cidades brasileiras o consumo de "DROGAS ILÍCITAS" gera graves problemas sociais ligados ao tráfico e também problemas de saúde pública ligados à toxicodependência. Nos últimos anos tem se agravado, por exemplo, a situação do consumo de crack que aumentou consideravelmente. 

Entretanto, na certeza de que serão tomadas providências  urgentes pelas autoridades competentes, os populares responsáveis pelo clamor, agradecem antecipadamente, em nome de todos os pais e mães de família de São José do Belmonte.


0 comentários:

Postar um comentário