Aliança entre PT e PSB mais próxima da consolidação, após encontro de Lula com Paulo Câmara e Família Campos

,

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta quinta-feira, dia 15, a visita do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, de Renata Campos e João Campos, esposa e filho do ex-governador Eduardo Campos.
O encontro aconteceu em São Paulo, e segundo a assessoria do petista simbolizou uma visita de cortesia. “O encontro foi uma visita de solidariedade e retribuição a uma visita de Lula a casa de Dona Renata durante sua caravana pelo Nordeste em agosto, e das palavras de Lula em entrevista para a Rádio Jornal de Pernambuco semana passada”, declara o site de Lula.
A reunião, também, contou com a presença de Fernando Haddad e da presidente do PT nacional, Gleisi Hoffman. Na ocasião, foi debatido o cenário político nacional e das eleições deste ano, na perspectiva das legendas de esquerda, que são contrárias ao Governo de Michel Temer.
“Conversaram sobre o cenário político brasileiro e a responsabilidade do PT e do PSB com o futuro do país, e por isso a importância dos dois partidos manterem o diálogo aberto independente de alianças eleitorais”, diz comunicado de Lula, acrescentando:
“O PT, o PSB, o PDT, o PSOL, o PCdoB e setores progressistas do PMDB criaram uma frente para discutir pontos em comum para a superação da atual crise política pela qual passa o Brasil”.

ALIANÇA DO PT E PSB
Na semana passada, o ex-presidente Lula relembrou a aliança entre Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos – que eram adversários políticos – no entanto, se uniram nas eleições de 2012.
Lula, também, tem supervalorizado a relação de amizade com a família de Eduardo Campos e realizado gestos que apontam para a retomada da aliança entre PT e PSB, rompida antes do ano eleitoral de 2014.
Durante entrevista à Rádio Jornal, Lula chegou admitir a possibilidade de aliança para tirar o Partido dos Trabalhadores (PT) do isolamento, além de construir uma ampla Frente da Esquerda e Progressista para debater o rumo do Brasil neste ano.
“Uma nova eleição está chegando e temos que ter maturidade. Vamos disputar eleição sem aliança?” questionou. “Nós vamos fazer aliança com quiser fazer e concordar com o programa”, completou.
Atualmente, o Partido dos Trabalhadores tem três pré-candidatos a governador em Pernambuco: Marília Arraes, Odacy Amorim e José de Oliveira.

SINTONIA DO PT E PSB
No final de semana, o encontro do ex-prefeito do Recife João Paulo e do governador Paulo Câmara já apontava uma grande reaproximação entre as legendas a nível estadual para as eleições.
Agora, com esse encontro de Lula com Paulo Câmara, Renata Campos e João Campos, a construção começa ser interligada a nível estadual e nacional.
Nos bastidores, fala-se que após a reunião desta quinta-feira, falta apenas definir a data para anunciar oficialmente a aliança entre PT e PSB a nível estadual e nacional para a corrida eleitoral, tendo em vista que o encontro contou com a presença da presidente do PT, Gleisi Hoffman e do ex-prefeito de São Paulo,  Fernando Haddad, o que fortalece a tese de que a aliança pode ter sido consolidada, no entanto, sem previsão de data para anúncio oficial.
Na concepção de Lula, a Frente de Esquerda contrária ao Grupo do Presidente Michel Temer (MDB) deverá ser encabeçada pelo PT, PSB, PDT, PSOL e PCdoB – formando uma grande aliança para o processo.

SITUAÇÃO DE MARÍLIA ARRAES
Na cúpula do PT de Pernambuco, só aumenta a insatisfação contra o ex-presidente Lula e o governador Paulo Câmara com essa quase concreta aliança entre os partidos.
A militância que apoia a candidatura da vereadora do Recife, Marília Arraes, ao Palácio do Campo das Princesas, aos poucos está sendo rifada pela articulação política de João Paulo e do senador Humberto Costa, que apesar de não aparecerem nos encontros, estão em sintonia com Lula e Paulo Câmara na concretização dessa união.
FONTE: BLOG DO ROBÉRIO SÁ (www.roberiosa.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário