A nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas jogou um balde de água fria no projeto do PSB de eleger Danilo Cabral para governador de Pernambuco. Isso porque o levantamento em março, antes da entrada de Marília Arraes (SD) na disputa, apontava o socialista com 11,9% das intenções de voto, mas ele caiu para 7,1% em maio e ficou com 7,5% nessa última pesquisa feita em julho.
Outro dado alarmante para o PSB é o índice de rejeição. Danilo Cabral é o pré-candidato mais rejeitado em Pernambuco, dado que cresceu junto com o crescimento do seu índice de conhecimento pelo eleitor. 38,9% dos eleitores afirmaram rejeitar o seu nome.
O governador Paulo Câmara (PSB), que é o padrinho político de Danilo na disputa, apresenta uma rejeição ainda mais alta no estado, que chega quase a 70% dos eleitores. Esse fator deve prejudicar ainda mais o projeto de Danilo durante a eleição, tendo em vista que ele será apontado como um candidato de continuidade ao atual governo.
A má pontuação nas pesquisas e o alto índice de rejeição irão dificultar fortemente a campanha de Danilo após o início do período eleitoral. Sem um forte carisma e vindo de um projeto desgastado, o pré-candidato não terá as ferramentas necessárias para reverter o quadro e pode ficar fora do segundo turno na disputa.
Pesquisa:
Marília Arraes (SD): 30,7%
Raquel Lyra (PSDB): 15,6%
Anderson Ferreira (PL): 13%
Miguel Coelho (UB): 12,5%
Danilo Cabral (PSB): 7,5%
Jones Manoel (PCB): 0,6%
João Arnaldo (PSOL): 0,6%
Não sabe ou não respondeu: 7,2%
Brancos e nulos: 12,3%
Dados:
O Instituto Paraná realizou a pesquisa entre os dias 4 e 8 de julho de 2022 e entrevistou 1.510 eleitores. A pesquisa está registrada no TSE com o código PE-01527/2022. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,6%.
FONTE: Pernambuco em Pauta
0 comentários:
Postar um comentário