Músico e poeta Anchieta Dali participa de Live

,

Por Blog Gota D'água

O que é e o que significa a arte para a sociedade? Como nos têm servido em tempo de pandemia e isolamento social? É dever do Estado ou somente da iniciativa privada cuidar desse setor? Profissionais da arte podem garantir seu sustento unicamente de sua produção? Lei Aldir Blanc: quantos Estados e municípios receberão e como deverá ser distribuído esse recurso?

Esses e outros temas estiveram presentes na live dessa segunda-feira (10). Daniel Filho e Francis Rubens receberam o músico e poeta Anchieta Dali, a cantora Adeilma (Negadell) e a gestora cultural, Necy Nascimento, para um bate-papo esclarecedor.

Assista:





Biografia de Anchieta Dali


Anchieta Dali, que é casado com uma belmontense e reside, há vários anos, na Terra da Pedra do Reino, é sertanejo natural do município de Belém de São Francisco, criado em Tacaratu, ambas as cidades do interior de Pernambuco.

Dali começou a tocar cavaquinho ainda na infância, mas foi na adolescência que iniciou suas composições já ao violão e com sotaque de música profissional. Gravou seu primeiro disco autoral, Terras de Amor, na década de 90 e a cada dois anos vem mantendo o perfil e a diversidade do primogênito.

Cantando a natureza e o amor, Dali passeia pelo verso em caminhos abstratos e reais, numa poética simples com traços sociais fortes, pertinentes a sua história e do seu povo. Optou pelo formato independente e nunca assinou contrato com gravadoras. Ele é um cantador nordestino que aborda o ser humano e a natureza num vasto cordel de emoções musicais. Lírico, rústico, com sotaque refinado de poética social apurada, navega entre suor e chuva aguando leirões de rimas e audácia numa fina sertania forrozeira. 

Hoje, com mais de uma centena de músicas gravadas, seu trabalho passeia pela voz de: Elba Ramalho, Xangai, Flávio José, Amelinha, Jorge de Altinho, Maciel Melo, Alcymar Monteiro, Irah Caldeira, Flávio Leandro, Santanna, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Nádia Maia, Paulinho Leite, Josildo Sá, Bia Marinho, Paulo Matricó, Chico Balla, Carlos Villela, Edigar Mão Branca e muitos outros nomes do nosso nobre cancioneiro.

Com sete CDs e 01 (um) DVD gravados, está lançando o seu mais novo trabalho, Segundos e Eras, um disco de Forró com poética fina e rebuscada, é preciso ouvir primeiro para depois dançar. Comunga parcerias com artistas de várias gerações culminando em participações especiais por diversas coletâneas e eventos de grande notoriedade no universo da arte musical brasileira.

Trilhando um caminho de variedades rítmicas: xote, xaxado e baião além de tantos outros “fuleios”, o poeta Dali, alinha-se ao senso crítico do romance tropical nordestino, onde criou seu próprio estilo. Alternando-se pelos gêneros Forró e/ou Cantoria, realiza shows por todo Brasil, dando ênfase à região nordeste.

Como herança do seu pai “Mestre Conrado”, seresteiro aboiador e de tantos outros vates, Anchieta carrega em sua verve musical um semblante de doces melodias e originalidade no verso, decantando suas raízes culturais num formato filosófico e charmoso. A influência argüida em seu trabalho é a derivação inspiradora de gênios como: Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Elomar, Xangai, Vital Farias, Alceu ValençaGeraldo Azevedo e um sem-fins de iluminados que habitam nosso planeta.

Buscas: Biografia Dali e Enciclopédia livre

0 comentários:

Postar um comentário