Romonilson Mariano rebaixa Belmonte ao segundo pior nível de Contabilidade, segundo dados do TCE-PE

,

O município de São José do Belmonte, governado pelo prefeito Romonilson Mariano, amarga mais um índice ruim, dentre tantos, mostrando que a cidade está indo na contramão, em comparação às ações e índices de outras gestões passadas. Dessa vez, foi no quesito contabilidade, ou seja, no índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE), relativo ao ano de 2019, obtido a partir do mais recente levantamento realizado nos demonstrativos contábeis dispostos na prestação de contas do exercício de 2018 dos 184 municípios pernambucanos.

Num breve e rápido comparativo do índice atual com os índices dos dois últimos anos que antecederam a gestão do atual prefeito, em 2016 - com dados obtidos a partir de levantamento realizado nos demonstrativos contábeis dispostos na prestação de contas do exercício de 2015 - a pontuação do município foi de 153, sendo a máxima de 294, obtendo o percentual de 78,87% e o Nível de Convergência e Consistência foi "MODERADO" [VEJA DADOS AQUI].



Já em 2017 - com os dados obtidos a partir de levantamento realizado nos demonstrativos contábeis dispostos na prestação de contas do exercício de 2016 - o município teve a pontuação de 180,5, sendo a máxima de 266, obtendo o percentual de 71,39% e o Nível de Convergência e Consistência também "MODERADO" [VEJA DADOS AQUI].



Indo completamente na contramão e num total retrocesso e desgoverno, no ano de 2019 - com os dados obtidos a partir de levantamento realizado nos demonstrativos contábeis dispostos na prestação de contas do exercício de 2018 - o município teve a pontuação de 212,5, sendo a máxima de 375, obtendo o percentual de 56,67% e o Nível de Convergência e Consistência no governo Romonilson Mariano mudou drasticamente de "MODERADO" para "INSUFICIENTE", a segunda pior nota [VEJA DADOS AQUI].




O Índice de Consistência e Convergência Contábil (ICCpe) é um levantamento realizado com o objetivo de verificar o nível de cumprimento das regras de contabilidade pública, no tocante ao grau de convergência e consistência exigidos, conforme preconiza o art. 12, parágrafo único da Portaria - STN 634/2013 c/c o art. 51 da LRF por parte das 184 prefeituras do Estado. 

METODOLOGIA - A elaboração do ICCpe leva em consideração critérios como estrutura e forma de apresentação dos balanços orçamentário, financeiro e patrimonial, demonstrações das variações patrimoniais, fluxo de caixa, consistência dos saldos de balanços, entre outros. Para cada prestação de contas é calculado um índice, que varia entre 0 e 194 pontos. De acordo com o valor obtido, os municípios são enquadrados em cinco níveis de convergência e consistência contábil, sendo eles, DESEJADO, ACEITÁVEL, MODERADO, INSUFICIENTE e CRÍTICO.

Pois bem, amigos leitores belmontenses, vale ressaltar que essa não é a primeira nota ruim que o município recebe, sob a administração do gerente municipal, Romonilson Mariano, como deseja ser chamado, e que está conduzindo o município de São José do Belmonte aos piores patamares, dando prioridade apenas à propaganda enganosa e marketing, nas redes sociais, haja vista o município ter alcançado, além do supracitado - dentre tantos índices ruins - o Índice de Gestão Educacional Ineficiente, no Ensino Fundamental, também no exercício de 2018 [relembre].


0 comentários:

Postar um comentário