Jarbas lidera porque é a principal referência política de Pernambuco

,

Com uma trajetória política invejável em Pernambuco, tendo sido duas vezes prefeito do Recife e duas vezes governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos está novamente disputando uma eleição majoritária, a sua nona tentativa, antes disputou o Senado em 1978, a prefeitura do Recife em 1985, o governo de Pernambuco em 1990, a prefeitura do Recife em 1992, o governo em 1998 e 2002, o Senado em 2006 e o governo em 2010, e consolidou-se como um dos políticos mais importantes de Pernambuco. Foram cinco vitórias (1985, 1992, 1998, 2002 e 2006) e três derrotas (1978, 1990 e 2010) em disputas majoritárias

Durante os oito anos de Eduardo Campos, Jarbas Vasconcelos teve sua liderança ofuscada pelo brilho do ex-governador, que lhe impôs uma histórica derrota em 2010, mas bastou Eduardo morrer que as urnas conferiram a Jarbas novamente o papel de importante ator na política pernambucana como o terceiro deputado federal mais votado de Pernambuco em 2014, e após quatro anos na Câmara dos Deputados, Jarbas decidiu que tentaria voltar ao Senado para representar Pernambuco na Câmara Alta.


No início da campanha eleitoral, Jarbas Vasconcelos já demonstra que apesar de 76 anos de idade, ainda tem a disposição de quem está no começo da vida pública. Seria mais cômodo pra Jarbas tentar renovar o mandato sem sair de casa, mas preferiu entrar numa nova disputa majoritária e a resposta do eleitor tem sido bastante positiva mesmo ele tendo que se aliar ao PT de Humberto Costa, que sempre foi seu adversário.
O Datafolha conferiu a Jarbas Vasconcelos 34% das intenções de voto, uma vantagem de nove pontos sobre o segundo colocado. Com a liderança de Paulo Câmara nas pesquisas divulgadas até agora, fica cada vez mais difícil tirar Jarbas do páreo, uma vez que falta pouco mais de trinta dias para a eleição e ele segue soberano na vontade do eleitor, que demonstra respeito e apreço pela sua trajetória política.
Com a morte precoce de Eduardo Campos, a morte de Miguel Arraes e a saída da vida pública de Marco Maciel, Joaquim Francisco, Gustavo Krause e Roberto Magalhães, Jarbas ficou na mente do eleitor pernambucano como a principal referência política do estado, uma vez que foi vitorioso nas suas duas gestões no Recife, saiu bem-avaliado do governo de Pernambuco após oito anos e exerceu com maestria seu mandato no Senado Federal. Esta liderança nas pesquisas é um justo reconhecimento ao que representa para Pernambuco e pelo que pode fazer no Senado Federal oferecendo a sua vasta experiência e sobretudo a sua credibilidade como liderança nacional.

FONTE: Edmar Lyra

0 comentários:

Postar um comentário