ALMEIDA: BASTA UM DIA PARA TRANSFERIR VOTOS DE LULA PARA HADDAD

,

O cientista político, Alberto Carlos de Almeida, sócio do instituto Brasilis e um dos maiores estudiosos do eleitor no Brasil, analisa o crescimento de Lula e do PT no período pós-impeachment, em contraponto à derrocada do PSDB. Em entrevista ao programa Brasil Primeiro, apresentado pelo ex-ministro Aloizio Mercadante na TV 247, ele ressalta que "basta um dia" para o ex-presidente Lula transferir seus votos para seu vice, Fernando Haddad.
Almeida explica que, historicamente, nas últimas eleições, a disputa mais comum é entre PT e PSDB, mas, nessa disputa presidencial, o quadro mudou. "O PSDB encontra-se com bastante dificuldade e foi substituído por Jair Bolsonaro", observa. 
Segundo ele, o PT caminha na contramão do PSDB. "No momento do impeachment, a sigla estava numa posição delicada, agora segue crescendo e ganhando a preferência popular", observa, sobre os petistas.
Ele ironiza dizendo que "o PT deveria fazer um busto para o juiz Sérgio Moro, o ex-deputado federal Eduardo Cunha e outro para o ministro do STF Gilmar Mendes", em referência a quem seria responsável pelo impeachment e pela Lava Jato, pois a sigla estava "completamente desgastada antes do impeachment", e agora torna-se "uma opção para o futuro".

Lula fora das pesquisas
A respeito dos institutos Ibope e DataFolha não divulgarem o nome de Lula em suas pesquisas, o cientista político observa que "é a primeira vez na história que dois institutos de pesquisa recusam publicar suas consultas". 
"Como a justiça ultimamente anda uma bagunça, esses institutos estão com medo de sofrerem retaliações por divulgarem o nome de Lula nas pesquisas", acredita. 
Corrida presidencial
Almeida acredita que Lula segue com grande vantagem nas pesquisas, pois o povo acredita que o ex-presidente irá melhorar a situação do país. "A eleição com o Lula seria um passeio. A eleição sem Lula será um quase passeio", projeta, a respeito do candidato a ser indicado pelo PT, e dando como certa a transferência de votos. 
"O PT tem uma capacidade imensa de ocupar e pautar a mídia", comenta ainda, a respeito da prisão de Lula e dos frequentes recursos apresentados pelo partido e pela defesa do ex-presidente à Justiça. "Manter o Lula candidato é pautar a agenda midiática ate o fim".
Transferência de votos 
Para ele, o PT precisa de apenas um dia para transferir os votos de Lula para Fernando Haddad, no caso, o dia da eleição. "Foi exatamente o que aconteceu em 2014 com Aécio e Marina. O Aécio estava empatado com a Marina na quinta-feira e na apuração ele teve 12 pontos de vantagem. Significa que as pessoas abandonaram o Aécio no domingo", conclui, se referindo ao dia do segundo turno da eleição em 2014.

0 comentários:

Postar um comentário