Pernambuco estima receber 270 mil doses de vacina contra Covid-19 e beneficiar pessoal de saúde, idosos e indígenas

,



Pernambuco estima receber, no primeiro lote, cerca de 270 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante teve o pedido de uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesse domingo (17).

Isso seria suficiente para vacinar, com duas doses, 129 mil pessoas que fazem parte de grupos prioritários. Entre essas pessoas estão profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos que estão em asilos e indígenas aldeados.

A quantidade de pessoas imunizadas nesta primeira fase corresponde a cerca de 4,4% do total de 2,9 milhões de pernambucanos incluídos nos grupos prioritários. Essas informações foram repassadas por meio de nota, divulgada na noite deste domingo.

As doses que tiveram o uso emergencial aprovado foram importadas da China e estão em São Paulo, na sede do Instituto Butantan. Elas foram requisitadas emergencialmente pelo Ministério da Saúde, depois do fracasso na tentativa de importação de 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford, que também foi aprovada neste domingo.

Antes, o plano inicial divulgado pelo estado, que dividiu em quatro grupos a população prioritária, previa também a vacinação de idosos com 80 anos ou mais. O G1 questionou o estado sobre a mudança no plano de vacinação, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

O governo informou, ainda, que o governador Paulo Câmara (PSB) vai acompanhar do Recife a cerimônia de entrega das primeira doses da vacina, marcada para o início da manhã desta segunda-feira (18). No mesmo dia, haverá reunião do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, para finalizar o plano de operacionalização da vacinação.

Esse plano foi aprovado por um comitê criado para acompanhar a imunização, mas detalhes logísticos não foram divulgados. O estado disse que organizaria a distribuição com os municípios nesta segunda-feira (18).

FONTE: PE Noticias

0 comentários:

Postar um comentário