Em Amaraji, Prefeitura derruba estátua de Cristo

,

Segundo prefeitura, praça vai ser construída no local. Moradores e padre da cidade criticaram forma como monumento foi tratado. Ceramista reconhecido nacionalmente morreu em 2019.


Uma obra realizada pela prefeitura de Amaraji, na Mata Sul de Pernambuco, provocou reações da população e da comunidade católica da cidade. Um trator derrubou um monumento do Cristo Redentor, no bairro do Cruzeiro, feito por mestre Zezinho de Tracunhaém, e uma cruz, na quinta-feira (13), para a construção de uma praça (veja vídeo abaixo).

O ceramista José Joaquim da Silva, conhecido como Zezinho de Tracunhaém, morreu em setembro de 2019 e tem peças expostas em igrejas e museus, como o Museu de Arte Contemporânea em Pernambuco, Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro, e no Palácio do Planalto. O filho dele, Zezinho Filho, também é artesão e lamentou o ocorrido.

"É lamentável a ação. Uma obra inclusive muito antiga. Ele morreu há um ano e deixou de fazer as imagens por conta da doença há dez anos. Essa peça tem pelo menos 25 anos. É uma vida", disse.

Um vídeo enviado ao G1 pelo WhatsApp por diferentes moradores mostra que a estátua estava amarrada e era utilizado um trator na movimentação. Segundo a prefeitura, uma praça vai ser construída no local. No entanto, a forma como os monumentos foram derrubados provocou críticas.

De acordo com o padre Paulo Augusto de Oliveira, da Paróquia São José de Amaraji, a primeira cruz foi colocada no local há 150 anos pelos frades capuchinhos. Era de madeira. A atual foi feita com dois postes cruzados e, para o padre, representava um marco histórico da cidade, assim como o Cristo.

"Ficou subentendido e acordado de que a cruz não seria retirada, mas substituída, e que o Cristo seria restaurado. É memória viva da cidade. A igreja sempre será contra a destruição de patrimônio religioso", destacou Oliveira.

Partes estátua ficaram com o padre. "Eu exigi que mandassem parte maiores [do monumento] e, aqui na casa paroquial, tem partes da face e do crânio", relatou o religioso.

Ele também garantiu que nunca autorizou ou concordou com o que foi feito. "Foi compartilhado um áudio dizendo que mandei demolir a imagem. Em momento algum eu falei isso e não houve o mínimo de cuidado necessário para uma remoção. O vídeo fala por si", disse, em referência às imagens do trator, compartilhadas nas redes sociais.

Moradores da cidade afirmaram que foram surpreendidos pela derrubada do monumento.

"Simplesmente, acabou com a representatividade religiosa da comunidade católica do município. É uma tristeza. A gente ficou estarrecido com isso. Não sabe nem o que pensar, o que falar, só lamentar", afirmou o aposentado Sérgio Murilo Medeiros, de 50 anos.

Resposta


A prefeitura de Amaraji informou, por meio de nota, que foi identificado que a estátua do Cristo Redentor, que inicialmente o planejado era recuperar, estava "absolutamente deteriorada" pelo desgaste do tempo e por conta de intervenções anteriores em que "se aplicaram materiais de baixa resistência".


Entretanto, o laudo enviado pela prefeitura que seria referente aos problemas estruturais tinha data deste sábado (15), sendo que a demolição aconteceu há dois dias.


O executivo municipal informou que tem conhecimento da importância simbólica da imagem e disse que decidiu substituir por uma imagem semelhante e feita com material mais resistente. O comunicado diz, ainda, que a imagem substituída não era objeto de tombamento ou registro histórico e que, por isso, não se justificam os elevados custos que teriam em contratação de restauro.


"Tem-se a convicção de que a substituição da imagem foi a única solução responsável a harmonizar o interesse urbanístico, cultural e religioso com o dever de preservação da segurança e vida da população, que passarão a estar plenamente assegurados", afirmou.


Questionada sobre os detalhes da licitação para a obra, a Prefeitura de Amaraji informou que a execução está sendo feita de forma direta, sem contratação de empresa, através de compra de material e mão-de-obra da prefeitura.


Assista ao vídeo:

FONTE: G1

0 comentários:

Postar um comentário