Moradora belmontense envia 'Carta-desabafo' ao Blog, sobre desabamento da cobertura do refeitório do Colégio Arcôncio Pereira

,

Na tarde dessa quarta-feira, 27 de março, a redação deste blog recebeu um texto intitulado como "Carta-desabafo", de uma moradora belmontense, demonstrando muita insatisfação pela forma que o gestor municipal conduziu o incidente ocorrido no Colégio Municipal Arcôncio Pereira, no último sábado (23).

Confira:

Em se tratando de perdão ou desculpa por algo causado a algum ser, individualmente, cabe a cada um, em particular, fazer o que achar correto e propício.

Mas, em se tratando de falha humana, de gestores, numa gestão municipal, em que vidas poderiam ser ceifadas, caso o desabamento da cobertura do refeitório do Colégio Municipal Dr. Arcôncio Pereira, em São José do Belmonte, ocorresse em um dia letivo, aí a palavra de ordem deveria ser: "Posso te perdoar, desculpo, mas você será exonerado".

Entretanto, na minha humilde opinião, a demissão do secretário deveria ter sido feita pelo prefeito Romonilson Mariano, se realmente sua gestão fosse voltada ao seu lindo lema "Cuidar de Gente", e não, "Cuidar dos seus aliados", algo ora provado e comprovado.

Esse caso aconteceu em São José do Belmonte, no último sábado, dia 23 de março de 2019. A cobertura do telhado do refeitório, obra recém-construída na gestão do atual prefeito Romonilson Mariano, há menos de 1 ano e 4 meses, foi ao chão.

Obviamente, não seria preciso uma fiscalização aprofundada para saber qual o verdadeiro motivo que ocasionou o desabamento do telhado de um repartimento do estabelecimento de ensino, mas antes mesmo de haver essa inspeção, um dos homens de confiança do gestor municipal, o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ronnyeric Mourato Severo assumiu, ainda no sábado, em nota, toda a culpa pelo ocorrido [veja aqui].

Entretanto, o próprio deixou bastante  claro que a falha foi sua, mas também do prefeito, já que o dono da pasta é subordinado ao mesmo, e caso este não tenha feito o seu dever de casa, por omissão e irresponsabilidade, até deixando transparecer que abriu brechas, por não fiscalizar, para utilização de materiais de baixa qualidade nas execuções da obras, o gestor também, tem total culpa nisso, por conivência e omissão, por não saber, de fato, o que os seus secretários estão fazendo para cumprir com seus deveres, atribuições e obrigações, em prol da melhoria no município e da qualidade de vida dos munícipes. Cabia ao gestor municipal fazer, de imediato, a exoneração do secretário de Infraestrutura.

Particularmente, como belmontense, fiquei e continuo chocada com o ocorrido, que por livramento divino, não aconteceu num dia letivo, e temo pela segurança dos alunos, professores e profissionais, tanto dos prédios recém-reformados pela atual gestão, como também dos recém-construídos, tanto da área da Educação, quanto das demais.

Igualmente, estou estarrecida pela nota divulgada pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, assumindo a plena culpa pelo ocorrido, e o prefeito, sequer, em respeito aos belmontenses, fez alguma nota para esclarecer sua posição, a não ser propaganda nas redes sociais.

Ainda há tempo, senhor prefeito, para tomar alguma atitude, pois para sua sorte, o incidente não ceifou vidas, mas não o livra de um processo por conivência e omissão, em saber que a fiscalização das obras não estava sendo realizada pelo seu secretário, e por esta atribuição não está sendo cobrada pelo senhor, que tem por obrigação essa demanda, como  também, deveria ter os relatórios sobre o que este e todos os outros secretários estão fazendo em cumprimento às suas obrigações.

O senhor deveria se portar como um legítimo defensor do povo e chefe do executivo municipal, e  não, como um protetor de secretários incompetentes, mas estamos tendo ainda mais a certeza de que, prefeitura e povo, não são dignos de estarem nas mãos de alguém da sua qualidade que demonstra ser, através dos seus atos, principalmente, conivente e omisso.

Após tudo isso, resta-me perguntar:

Quem pagará pela destruição da cobertura do refeitório, haja vista ter sido gasto um valor absurdo, algo que saiu do meu bolso e de toda a população?

Aguardo, ansiosamente, por respostas e providências urgentes do senhor prefeito, Romonilson Mariano.

Imagem com o valor da obra:





(Por Moradora belmontense)

0 comentários:

Postar um comentário