VEREADOR PAULO PEREIRA TEM PROJETO DE LEI APROVADO POR UNANIMIDADE

,

Na última sessão ordinária (12/09), ocorrida na Câmara Municipal de Vereadores de São José do Belmonte, foi votado e aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 033/2017, de autoria do vereador Paulo Pereira (PROS).

O referido projeto institui no calendário oficial de eventos do município “Os Dias Municipais de Prevenção ao Diabetes”, a ser comemorado anualmente entre os dias 11 e 18 do mês de Novembro. Vale salientar, que o dia 14 de Novembro é o dia mundial do diabetes. 

Com a elaboração do projeto, o Vereador demonstra que está atento aos problemas nas mais diversas áreas, inclusive na área da saúde.

Segundo o Vereador, hoje o diabetes é um problema mundial de saúde pública, consequentemente afetando também o nosso município.

Pereira afirma que estudos realizados pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SDB), 34% das pessoas diagnosticadas com a doença não sabem se sofrem de diabetes tipo 1 ou 2 - dado este, muito preocupante – já que ambos os diagnósticos têm causas, complicações e tratamentos diferentes um do outro. “Para se ter uma ideia o número de pessoas com diabetes em 10 anos aumentou 62%”, afirmou o vereador.

A diabetes é definida como uma doença invisível, autoimune na qual o pâncreas deixa de produzir quantidade suficiente de insulina, que é o hormônio que ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue.

O descontrole da diabetes pode causar cegueira, amputação de membros, insuficiência renal, derrame cerebral, disfunção erétil, úlcera nos pés, depressão, entre outros problemas, tais como o aumento de incontinência urinária, quedas e demências.

Durante” Os Dias Municipais de Combate ao Diabetes”, o vereador espera que a Secretaria de Saúde desenvolva diversas atividades sobre os cuidados, prevenção e combate ao diabetes, por meio de orientações, atividades, palestras, medição da taxa glicêmica das pessoas em escolas, em locais públicos, e outras atividades que não onerem, e que estejam dentro das possibilidades do município. 
Com a aprovação do projeto no legislativo, o mesmo irá para o executivo para possível sanção.

Equipe 



0 comentários:

Postar um comentário