Vai virar: A ascenção de Haddad é notória e o Ibope está segurando o resultado real

,

"SOBRE A RETA FINAL DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL"

1. O Ibope pode estar segurando o resultado real para não apressar a mudança de voto, por isso manteve a queda de Bolsonaro e o crescimento de Haddad dentro da margem de erro. Mas, outros dados da pesquisa mostram que esse deslocamento de votos pode ser maior (diminuição em 5% da certeza de voto em Bolsonaro, bem como queda no voto espontâneo e aumento da rejeição, e o inverso acontecendo com Haddad). É por essa janela que o Ibope sempre escapa para explicar mudanças no eleitorado. O fato é que o Ibope começou a ajustar seus números à realidade de crescimento na reta final dos candidatos do PT (isso aconteceu em todas os segundos turnos desde 2002, com exceção de 2014, quando a fake news da capa da Veja distribuída no dia da eleição quase derrota Dilma).

2. Como a disposição e o ânimo dos apoiadores são movidos por expectativas de vitória, a intenção do Ibope é evitar que o clima de virada se estabeleça na militância pró-Haddad. Por isso, considero bastante provável que esse movimento de crescimento de Haddad e queda de Bolsonaro começou e tende a continuar até o dia da eleição. Se as linhas vão se cruzar até domingo, determinando a virada de Haddad, é uma questão relacionada ao tempo. São quatro dias até a eleição.

3. Esse movimento pró-Haddad da reta final nasceu na sociedade. E é inevitável que aconteça apenas na última semana, já que muitos esperam o desenrolar dos acontecimentos para se manifestarem. As declarações de Jair Bolsonaro, do seu filho, de oficiais das Forças Armadas deixando claro que a possibilidade de ruptura com a ordem democrática são reais em caso de vitória de Bolsonaro começam a fazer efeito em parte do eleitorado. 

Vamos ter uma reta final de emoções fortes. 

"A ESPERANÇA VOLTOU"

Por Flávio Lúcio Vieira

0 comentários:

Postar um comentário