A favor da democracia e contra a ditadura: Jarbas esquece rancor ao PT e apoia Haddad

,

Eleito senador no dia 7 de outubro, na chapa de Paulo Câmara, o ex-governador Jarbas Vasconcelos (MD anunciou hoje, no jornal O Globo, o seu apoio à candidatura de Fernando Haddad. “Apesar de minhas críticas ao PT nos últimos anos, jamais apoiaria Bolsonaro. Não há condições. São caminhos e pensamentos opostos. Ações contraditórias entre mim e ele. Vejo nele um quadro pobre, uma pobreza franciscana. Não é à toa que o país está perigosamente, senão à beira do abismo, em busca de um caminho mais sólido’, disse Jarbas,   com firmeza, ao veículo impresso da família Marinho.
Jarbas fez oposição ferrenha a Lula e Dilma durante mais de uma década e chegou a desejar a prisão do ex-presidente petista.
Considerando, no entanto, que o candidato do PSL é uma ameaça à democracia, o senador eleito esqueceu o rancor contra o PT e pregou o voto no professor Fernando Haddad.
No primeiro turno, Jarbas Vasconcelos apoiou o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin.
Deputado estadual e federal, senador, prefeito do Recife duas vezes e governador de Pernambuco também em duas oportunidades, o emedebista votou na Câmara Federal para que o STF investigasse Michel Temer, enquanto Jair Bolsonaro ficou a favor do presidente golpista.
Embora tenha militado no campo do centro-direita, nas últimas duas décadas, o senador eleito foi um quadro importante do velho MDB de Tancredo Neves, Marcos Freire e Ulisses Guimarães. Foi do grupo dos “autênticos”, que resistiu com coragem à ditadura militar.
Além de Jarbas, na semana que antecede a eleição já anunciaram apoio a Fernando Haddad políticos de peso como Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Cid Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede).
Antes já tinham se posicionado a favor do representante do PT o socialista Guilherme Boulos, o PDT de Ciro Gomes e o senador Cristovam Buarque (PPS).
Como não poderia deixar de ser, o posicionamento de Jarbas teve repercussão nacional e a notícia de  O Globo está sendo reproduzida nos principais sites brasileiros.

0 comentários:

Postar um comentário