#EleNão: Estratégia cidadadã para virar um ou mais votos neste sábado (27)

,

Queridos amigos e amigas, agradeço a acolhida e o impulso que deram ao meu áudio, que está chegando aos irmãos brasileiros em todo território nacional e no exterior. Obrigado!

Neste sábado (27) é fundamental ter foco. Por isso minha orientação é para VIRAR votos, embora seja útil para transformar nulo e branco e votos pró-Haddad. Entre as várias estratégias possíveis de atuação vou descrever aqui a que me parece mais eficiente e até mesmo infalível. Vale como sugestão para quem quer mesmo virar essa eleição e estiver em condições físicas e mentais de agir como proponho.

Deixe o FB de lado nesta sexta e vá pra rua. Disponha-se a ir para locais com passagem de pedestres, de preferência onde as pessoas andem 200 metros pelo menos. Esteja à paisana, sem NENHUMA identificação de Haddad 13 (deixe para usar quando estiver em locais públicos e não for abordar ninguém). Se você não se sentir seguro, procure ir com um ou mais amigos(as), mas procurem não se aglomerar e caminhem no mesmo sentido. A ideia é caminhar junto com o cidadão pelo caminho que ele estará fazendo. Se ele estiver parado esperando, melhor. Leve para distribuir um material comparativo dos dois candidatos. Se tiver seu próprio material artesanal, melhor.

Ao abordar, lembre-se: você antes de tudo é um CIDADÃO BRASILEIRO que está se dirigindo a outro cidadão brasileiro que ESTÁ DISPOSTO A VOTAR EM BOLSONARO, porque não sabe quem ele é. Você não pode começar xingando o cara, já largando direto tudo o que VOCÊ sabe. Evite perguntas como: “Mas você sabe que ele pretende acabar com os direitos do trabalhador, deixar de levar escolas para lugares distantes, etc.”. Se você pergunta assim, está indiretamente dizendo que VOCÊ sabe e o outro cidadão não. Você se coloca como um sabichão, o que é presunçoso da sua parte.

Comece cumprimentando com um bom dia ou boa tarde ou boa noite, ou com um “com licença”. Em seguida apresente-se com seu nome e ocupação e/ou local de moradia (no caso de atuar no próprio bairro). Diga: eu sou fulano(a) etc, ou meu nome é tal...

A seguir sugiro uma lista de frases para serem usadas na abordagem:

- Eu gostaria de lhe passar um material sobre a eleição pra presidente do nosso país.

- O(A) senhor(a) está acompanhando o debate eleitoral?

- Não acha estranho que o B não vai aos debates e nem em entrevistas com jornalistas que o criticam? Não seria bom ver ele frente a frente num debate com o professor Haddad? Não acha que ele pode estar escondendo alguma coisa? Sabe que tem circulado muita mentira?

- Eu gostaria de lhe falar sobre as propostas dos dois candidatos para o emprego, o salário, o 13°, as férias dos trabalhadores; ou para a educação; ou para a segurança pública; ou para o meio ambiente; ou sobre as agressões e estupros às mulheres (ele propõe que elas andem armadas); ou para o tratamento de índios (eliminação) e dos pobres (esterilização em massa); (o tema você terá de escolher em função do seu intelocutor); leia antes e assista vídeos temáticos para se preparar).

- (na medida em que revele que vota ou defenda Bolsonaro). E por que você está apoiando ele?

A ideia é estabelecer uma empatia. Perguntar e escutar, escutar. Algumas pessoas estarão com pressa e só irão dialogar com você por perceberem que você não representa uma ameaça e está calmo e gentil. Fale com sinceridade e sem ser presunçoso, olhando nos olhos. Tenha noção que ali está uma criatura humana, um irmão ou irmã brasileira, que não tem culpa de não ter a chance de conhecer e se informar. Respeite seu interlocutor. Demonstre seu amor pelo povo brasileiro.

Segundo minha amiga Betânia que atuou assim hoje, foi possível virar muitos votos. Ela disse que as pessoas como que acordam de uma hipnose. Muitas agradecem. Várias querem levar algum material ou adesivo (que você pode levar na bolsa).

Só mais uma dica que pode ser útil na argumentação: não é verdade que o trabalhador tem que optar entre ter todos os direitos e não ter emprego ou ter menos direitos e ter emprego. Os grandes empresários já têm lucros enormes, que pretendem aumentar com sua busca por eleger com dinheiro ilícito esse sociopata (não use essa palavra). Se o trabalhador aceitar que retirem seus direitos, não poderá se organizar e lutar por melhorias de salário e de condições de trabalho. Se os direitos são mantidos, os patrões cedo ou tarde precisam contratar os trabalhadores. Sem nós, eles não podem produzir. Mas só temos força se temos direitos e organização. E para a economia crescer e a gente ter emprego e renda, o governo não pode ficar cortando gastos com saúde, educação e segurança para pagar juros para os ricos. Precisa retomar as obras paradas, o que animará os empresários a investir e contratar.

Para amanhã, cuide-se bem. Leve sempre água. Respire fundo. Esteja sereno, escute Walter Franco (Coração Tranquilo) ou algo que lhe passe uma boa energia. Mantenha o foco. E vá virar voto(s)!

Estamos juntos!
Beijos nos seus corações!

Por Ronaldo Herrlein Jr

0 comentários:

Postar um comentário