Deputado do PT pede para PGR investigar Bolsonaro por frase sobre banir 'vermelhos'

,

BRASÍLIA — O deputado federalJorge Solla (PT-BA) apresentou nesta segunda-feira uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o candidato do PSL à Presidência,Jair Bolsonaro . Jorge Solla quer que Bolsonaro seja investigado, com base na Lei de Segurança Nacional , por afirmar que os "marginais vermelhos serão banidos" do Brasil se ele for eleito.

A declaração de Bolsonaro foi dada durante uma manifestação em apoio a sua candidatura realizada na Avenida Paulista, em São Paulo. A mensagem do candidato, que está no Rio de Janeiro, foi transmitida em um telão:
— Não tem preço as imagens que vejo agora da Paulista e de todo o meu querido Brasil. Perderam ontem, perderam em 2016 e vão perder a semana que vem de novo. Só que a faxina agora será muito mais ampla. Essa turma, se quiser ficar aqui, vai ter que se colocar sob a lei de todos nós. Ou vão para fora ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria — disse.
Jorge Solla também cita o vídeo em que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável, fala na possibilidade de fechar o Supremo Tribunal Federal (STF), que "revelaria a forma com que essa 'família' pretende comandar o Estado brasileiro". A fala de Eduardojá foi alvo de outra representação na PGR, apresentada pelo PSOL .
O deputado considera que Bolsonaro infringiu três artigos da Lei de Segurança Naicional, que proibem: "fazer em público propaganda de processos violentos ou ilegais para alteração da ordem política o social"; "caluniar ou difamar o Presidente da República, o do Senado Federal, o da Câmara dos Deputados ou o do Supremo Tribunal Federal, imputando-lhes fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação" e "atentar contra a liberdade pessoal de qualquer das autoridades referidas" no artigo anterior.
"Defender a prisão ou a expulsão do país de opositores políticos está fora do ordenamento jurídico brasilieiro, é uma clara manifestação pública que tenta legitimar através do voto, por exposto em campanha eleitoral, ações que confrontam com a Constituição brasileira e que possuem caráter arbitrário e persecutório só possível em regimes ditatoriais", escreveu o petista. 
FONTE: Oglobo.globo

0 comentários:

Postar um comentário