Serra Talhada: Relação íntima entre Executivo e Legislativo acende o sinal de alerta da população

,

O modelo adotado pelos poderes executivos é o mesmo: Fazer campanha usando os recursos e repartições públicas, contratando de maneira desnecessária e por meios nada transparentes, como as Seleções Públicas Simplificadas, estas, são apenas algumas. As licitações fraudulentas e seus milhões que vão parar nas contas de A ou B, mas que depois retornam, é claro.

Aquilo que acontece aqui, também acontece acolá. Quando a cobrança é feita, os gestores dizem que já prestaram todos os esclarecimentos e que aos dados estão nos Portais da Transparência, só que na verdade, faltam dados, existem falhas que não podemos deixar de dizer que nos parecem bem propositais.

Em Serra Talhada, a relação íntima entre o Executivo e o Legislativo acende o sinal de alerta, pois está claro que a peneira tem buracos graúdos e tendem a deixar passar muita coisa que era do nosso interesse. Ousamos dizer que sequer usam a peneira, está passando tudo na “tora”, do jeito que vem.

Bem próximo da gente, em Carnaíba, a câmara entendeu o seu papel e tem aplicado ao gestor, Anchieta Patriota, derrotas, uma atrás da outra. A ultima, diz respeito à votação de um pedido do governo de crédito extra para construção de uma escola. O detalhe é que o processo licitatório foi feito, a empresa venceu, tinha dinheiro previsto, mas agora o prefeito quer mais meio milhão de reais. O problema nem é querer mais dinheiro, pois tem chance de que precise, o problema mesmo é não ter prestado contas de como aplicou os recursos, nenhum cronograma, e isso não é para atender aos desejos da câmara, não, isso é uma exigência do TCE-PE. Logo, pelas evidências de falhas e possível uso de recursos públicos de maneira indevida, o Poder Legislativo rejeitou o projeto e o MPPE apura as prováveis irregularidades

Seguindo a linha já adota anteriormente, Anchieta Patriota não restou contas devidamente e usa as redes sociais para dizer que está sendo perseguido, de que os vereadores estão fazendo política. Quando uma comissão parlamentar visitou unidades da atenção básica daquele mesmo município e constatou falta de remédios, médicos e atendimentos odontológicos, o governo não respondeu uma linha sobre os graves problemas constatado, preferiu questionar a legalidade da ação fiscalizadora, o que foi depois atestado pelo MPPE que pediu a gestão que não colocasse nenhuma dificuldade nesse exercício.

E expediente, como diz Jair Ferraz, é previsível. Pouca transparência, muita gula por recursos, apadrinhamento de todas as formas e ainda fazer teatros amadores de que são perseguidos, isso quando há oposição. No nosso caso parece que vivemos no País de Alice, e não é Conrado não, é aquela dos contos de fadas. Em Serra Talhada é muito diferente de Carnaíba, o Poder Legislativo é como se fosse um cartório que carimba todas as vontades insanas e até criminosas do gestor. Há uma blindagem de mão dupla. Legisladores poupam o gestor de ter de fazer o que legalmente é sua obrigação, por outro lado, com sua caneta tem muito a oferecer, retribuindo este suposto gesto, e isso não importa a cor da camisa.


0 comentários:

Postar um comentário