Cemitério está “entregue ao deus dará”, um verdadeiro descaso do poder público de São José do Belmonte
Apesar das inúmeras reclamações da população em relação ao que tange a parte da limpeza dos cemitérios públicos, hoje, quem cuida do serviço são os funcionários da prefeitura, que também fazem a limpeza de ruas do município.
O problema é que o efetivo é pequeno e só foi iniciado o serviço de manutenção no cemitério Parque da Saudade, no bairro Cacimba Nova, sendo que num processo bastante lento, enquanto que o cemitério Parque das Flores, no bairro Vila Delmiro, encontra-se numa situação de completo abandono, tanto em relação ao mato, quanto em relação ao lixo, entulhos e falta de pintura na estrutura que aos poucos está se deteriorando.
O Blog do Silva Lima constatou, na manhã deste sábado (20) no cemitério Parque da Saudade, que mais da metade do local ainda não foi limpo. Uma zeladora, 33 anos, que é responsável por cuidar de alguns túmulos, disse que o trabalho está muito lento.
“Eles começaram a poucos dias, mesmo a nossa reclamação tendo registro de mais de um mês [veja aqui]. Na verdade, ainda existe muita coisa pra eles limpar. Acho uma falta de respeito da gestão municipal para com a população, aguardar o surgimento de denúncia ou reclamação na mídia para começar a agir”, destacou.
Já o cemitério Parque das Flores, no bairro Vila Delmiro, ainda não passou pelo serviço de limpeza. Uma senhora, 56 anos, que foi visitar e restaurar o túmulo da mãe, falou que a situação é péssima no lugar. “Está horrível, sujeira e mato para todos os lados. A gente faz a nossa parte e até a parte que não é nossa. Há meses que não vejo ninguém da prefeitura limpando por aqui”, afirmou.
Um pedreiro, 45 anos, que ajudava a senhora a restaurar o túmulo da mãe, disse que ela teve que desembolsar para fazer o serviço que era de responsabilidade da prefeitura. “Ela gastou para limpar o mato e retirar entulhos que estavam ao redor da cova da mãe. O pior é que ela tem quatro familiares enterrados aqui, já pensou se fosse fazer isso em todos os túmulos? Iria ficar muito caro”, finalizou.
Cadê o trabalho de limpeza nos cemitérios municipais que, em abril de 2017, fazia parte das ações da “Operação Belmonte Limpo”, que também visava o combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya e também os escorpiões? Trabalho este, publicado no Site Oficial da prefeitura [relembre aqui].
Por falar em Aedes Aegypti, o município está numa situação bastante incômoda com surgimento de casos suspeitos de dengue em várias localidades. Brevemente, daremos mais informações.
Contudo, o que sabemos é que o serviço de manutenção, limpeza e conservação dos cemitérios Parque da Saudade e Parque das Flores, é de total e exclusiva responsabilidade da gestão municipal, que tem à frente o prefeito Romonilson Mariano (PHS), através da secretaria de Infraestrutura.
E sem falar na agua infiltrada que escorre pela rua
ResponderExcluir