Massacre no dérbi: Palmeiras mete 4 gols no corinthians e se aproxima dos líderes

,



Resumão


Finalista da Libertadores da América, finalista da Copa do Brasil, o Palmeiras se permite sonhar também no Brasileirão. E que sonho... Na noite desta segunda-feira, o Verdão goleou o Corinthians por 4 a 0, no Allianz Parque, em jogo atrasado da 28ª rodada, e se fortaleceu na briga pelo título do principal campeonato do país – a distância para o líder São Paulo é de seis pontos, mas com um jogo a mais a ser disputado pelos alviverdes. Raphael Veiga e Luiz Adriano, ainda no primeiro tempo, colocaram o time da casa em vantagem. E eles mesmos ampliaram na etapa final – que ainda teve expulsão de Gabriel no lado corintiano. Fazia sete jogos que o Timão não perdia.


Na tabela


Com o resultado, o Palmeiras pulou para 51 pontos, na quarta colocação (pode cair para quinto ainda esta noite). O São Paulo é líder com 57, mas disputou um jogo a mais – ou seja, a distância pode ir para três pontos. O Corinthians, com 42, estacionou em nono. Clique aqui e veja a tabela do Brasileirão.


Próximos jogos


Os rivais voltam a campo na quinta-feira. Às 19h, o Palmeiras enfrenta o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Pouco depois, às 21h, o Corinthians recebe o Sport.


Um dia especial


Em uma cama de UTI, naquele que seria seu leito de morte, o avô de Raphael Veiga sugeriu ao neto, ainda criança: “Se você tiver a oportunidade, jogue no Palmeiras”. Pois aconteceu, e o meia, anos depois, viveu a experiência de marcar dois gols em um Dérbi. E justamente em seu centésimo jogo com a camisa alviverde. Ele agora tem 25 gols pelo clube.


Jogou muito


Raphael Veiga fez dois gols, Luiz Adriano também, mas é preciso destacar a atuação de Willian. Deu as assistências para os dois primeiros gols, deixou Gabriel Menino em condições de também marcar e quase fez o seu – Cássio evitou em grande defesa. Partidaça. Clique aqui e veja as notas dos jogadores do Palmeiras.


Ensaiou...


Um lance parecia ter simbolizado a noite em que deu tudo errado para o Corinthians. No começo do segundo tempo, Cássio e Jemerson foram na mesma jogada. O goleiro chutou em cima do zagueiro, a bola voltou contra o próprio gol e quase entrou.


...e conseguiu


Mas o pior estava por vir. Aos 20 do segundo tempo, Gabriel recuou de qualquer jeito para Cássio. O goleiro foi afastar a bola e chutou em cima de Luiz Adriano. Desta vez, ela entrou. Foi o quarto gol do Palmeiras.


Primeiro tempo


O jogo começou abaixo de temporal. A pancada d’água deixou as disputas ainda mais firmes e valorizou jogadas aéreas nos movimentos iniciais. Foi assim que surgiu a primeira chance: Gustavo Mosquito cobrou falta pela direita, e Jemerson subiu bem para cabecear e forçar Weverton a fazer ótima defesa. O Palmeiras, porém, logo respondeu por baixo. Raphael Veiga avançou com a bola após pivô de Luiz Adriano e mandou o chute. Cássio defendeu. As duas chances foram um prenúncio do interesse que as equipes teriam em atacar, apesar da chuva que caía sem parar sobre o campo sintético do Allianz Parque. Jô cabeceou de um lado; Gabriel Menino arriscou de fora da área de outro. O time da casa, aos poucos, ensaiou assumir o controle do jogo – e quase abriu o placar aos 17, quando Menino pegou sobra de boa trama ofensiva e mandou o chute rente à trave de Cássio. Mas o Corinthians não se deixou pressionar. Reagiu novamente por cima: Gil, aos 26, cabeceou no pé da trave. Depois, aos 31, Cazares mandou chute muito perigoso. Weverton espalmou. E aí, quando o jogo parecia mudar na direção dos visitantes, o Palmeiras abriu o placar. Willian ganhou no corpo de Gabriel e mandou na área para Raphael Veiga, que virou para o gol: 1 a 0. A vantagem quase ficou maior aos 41. Willian fez outra grande jogada e acionou Menino, que cruzou para Luiz Adriano. Fagner chegou dividindo e impediu que a bola entrasse. Mas o gol parecia escrito: aos 44, Willian recebeu em profundidade de Zé Rafael e desviou para Luiz Adriano ampliar: 2 a 0 – em gol que foi revisado e confirmado pelo VAR.


Segundo tempo

O Corinthians voltou para o segundo tempo com duas trocas: Léo Natel no lugar de Mateus Vital e Ramiro na vaga de Cantillo. Mas o time mal sentiu o gosto das mudanças. Foi nocauteado. No primeiro lance, Cássio chutou em cima de Jemerson, e a bola quase entrou no próprio gol corintiano; no segundo, Willian finalizou, e o goleiro salvou em cima da linha; no terceiro, não teve jeito: Raphael Veiga pegou sobra de Luiz Adriano e mandou chute preciso, no canto – 3 a 0. O que estava ruim ficou pior para o Corinthians quando Gabriel, em noite trágica, recuou para Cássio e forçou o goleiro a dividir com Luiz Adriano. O chute do goleiro estourou no atacante e entrou: 4 a 0. E não era tudo: pouco depois, Gabriel ainda seria expulso por acertar Danilo com o braço. Com a vitória assegurada, o Palmeiras dosou o esforço na parte final do jogo – e teve chance de ampliar mesmo assim. O Corinthians, zonzo, grogue, desnorteado, ainda tentou alguma ação ofensiva. Mas em vão. A noite era toda palmeirense.


Fazia tempo


A histórica goleada do Palmeiras repetiu um placar que não acontecia no Dérbi desde 2004. Em 2 de maio daquele ano, também pelo Brasileirão, o Verdão venceu jogo realizado no Morumbi com um gol contra do volante Rincón, do Corinthians, e outros marcados por Pedrinho, Muñoz e um jovem Vagner Love. Curiosamente, o ainda jovem centroavante Jô estava em campo pelo Timão.


Para esquecer


Gabriel viveu um pesadelo. O volante do Corinthians foi totalmente envolvido por Willian no primeiro gol, deu um recuo forçado para Cássio no quarto e, para piorar, foi expulso por tapa em Danilo. O pior em campo. Clique aqui e veja as notas dos jogadores do Corinthians.


FONTE: Globo esporte

0 comentários:

Postar um comentário