Cruzeiro diminui lista dos times que nunca caíram para a Série B do Brasileirão

,

Rebaixamento inédito faz seleta lista ficar menor; com a queda da equipe mineira, apenas Flamengo, Santos e São Paulo seguem como times que nunca jogaram a segunda divisão


O Cruzeiro foi rebaixado à Série B do Brasileirão nesse domingo (8) e diminuiu uma seleta lista de times que nunca caíram. Agora, figuram nessa elite apenas Santos, Flamengo e São Paulo. A chapecoense, que também figurava nesta lista também foi rebaixada nesta temporada. O Cruzeiro entrou em campo neste domingo precisando da vitória sobre o Palmeiras, e de uma derrota do Ceará para o Botafogo, para escapar do rebaixamento, resultados que não aconteceram.



A campanha do time em toda a competição ficou abaixo do esperado, e não por coincidência é a pior da história do clube, na era dos pontos corridos. Durante todo Brasileirão, o Cruzeiro ficou na parte debaixo da tabela de classificação, conquistando pontuação menor do que o número de rodadas.

Além disso, a temporada foi marcada pelas investigações da polícia dentro do clube por suspeitas de desvio de dinheiro, atividades irregulares como empresa de fachada e até venda de direitos de um menor de idade. Membros da diretoria e a sede do clube, foram alvo de buscas e visitas da polícia.

Quatro treinadores


O Cruzeiro começou a temporada com Mano Menezes no comando. O técnico bicampeão da Copa do Brasil com a equipe mineira foi demitido após os péssimos resultados no Brasileirão, eliminação nas oitavas de final da Copa do Libertadores para o River Plate nos pênaltis, e depois do primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil para o Internacional.



Rogério Ceni foi o segundo técnico da temporada. O ex-jogador chegou ao time mineiro com respaldo da diretoria. A passagem não durou três meses e após oito jogos, apenas duas vitórias, e um péssimo relacionamento dentro do vestiário celeste, o treinador deixou o time após o empate com o Ceará.

Para o lugar de Ceni, a diretoria apostou no "paizão", Abel Braga. O treinador que tem bom relacionamento com boa parte do elenco cruzeirense também ficou apenas oito partidas no comando celeste. Foram 14 jogos, oito empates, três vitórias e três derrotas. Abel deixou o Cruzeiro há apenas três rodadas do fim.

Adilson Batista chegou na 36º rodada e comandou o time nas três derrotas: Vasco, Grêmio e a última rodada do Brasileirão, a derrota para o Palmeiras, que selou o rebaixamento. Adilson, de 51 anos, tem contrato até o fim de 2020.



Tetracampeão Brasileiro


O time multicampeão já levantou o troféu do Brasileiro por quatro vezes: em 1966, 2003, 2013 e 2014. Nesta temporada, o Cruzeiro começou o Brasileirão sendo o único time da Série A invicto: eram 22 jogos sem ser derrotado. A boa sequência caiu logo na estreia da competição para o atual campeão, o Flamengo.



Os rebaixados ano a ano:

AnoEquipes rebaixadas
2019CSA, Chapecoense, Avaí, Cruzeirense
2018Sport, América-MG, Vitória e Paraná
2017Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético-GO
2016Internacional, Figueirense, Santa Cruz e América-MG
2015Avaí, Vasco, Goiás e Joinville
2014Vitória, Bahia, Botafogo e Criciúma
2013Portuguesa, Vasco, Ponte Preta e Náutico
2012Sport, Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense
2011Atlético-PR, Ceará, América-MG e Avaí
2010Vitória, Guarani, Goiás e Grêmio Prudente
2009Coritiba, Santo André, Náutico e Sport
2008Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga
2007Corinthians, Juventude, Paraná e América-RN
2006Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz
2005Coritiba, Atlético-MG, Paysandu e Brasiliense
2004Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio
2003Fortaleza e Bahia
2002Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo
2001Santa Cruz, América-MG, Botafogo-SP e Sport
1999*Gama, Paraná, Juventude e Botafogo-SP
1998América-MG, Goiás, Bragantino e América-RN
1997Bahia, Criciúma, Fluminense e União São João
1996*Fluminense e Bragantino
1995Paysandu e União São João
1994Remo e Náutico
1993América-MG, Ceará, Coritiba, Santa Cruz, Atlético-PR, Goiás, Fortaleza e Desportiva Ferroviária
1992*Náutico e Paysandu
1991Grêmio e Vitória
1990São José-SP e Inter de Limeira
1989Atlético-PR, Guarani, Sport e Coritiba
1988Bangu, Santa Cruz, Criciúma e America-RJ
1983**Paysandu, Fortaleza, Joinville, CSA, Ferroviário, Mixto, Brasília, Galícia, Juventus-SP, Moto Club, Rio Branco-ES e Treze
1982**Vitória, Goiás, América-RN, Joinville, CSA, Ferroviário, Mixto, Desportiva Ferroviária, Itabaiana, Nacional-AM, River-PI e Taguatinga

0 comentários:

Postar um comentário