Prefeitura do Recife inicia segunda entrega de cestas básicas para famílias inscritas no CadÚnico e do Bolsa Família

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A partir da próxima terça-feira (30), a Prefeitura do Recife realizará nova entrega de cestas básicas às famílias de baixa renda. A ação é organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) e irá contemplar, pela segunda vez, 116 mil famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que já recebem o Bolsa Família ou que têm o perfil para receber, mas ainda não tiveram o benefício concedido pelo Governo Federal. Desta vez, o beneficiário poderá acessar o site cestabasica.recife.pe.gov.br para consultar se está apto a receber a cesta básica nesta ação e, caso esteja, poderá consultar dia e ponto de entrega. Para isso, o representante familiar deverá utilizar o número do CPF ou do NIS. A entrega de mantimentos acontecerá de segunda à sexta-feira, sempre das 8h às 17h, em seis pontos de entrega localizados em cada área da cidade.
Além do site, outra novidade é a disponibilidade de uma central telefônica, por meio do 0800 281 2127. A ligação é gratuita e o atendimento será realizado de segunda à sexta, das 8h às 16h, com o intuito de sanar dúvidas referentes a esta ação específica. A entrega de cestas básicas acontecerá entre quatro a nove dias, a depender do local de entrega, e obedecerá a um cronograma no qual os usuários serão divididos pelas iniciais dos nomes para serem atendidos em dias específicos nos pontos de entrega que atendam aos respectivos bairros onde moram, assim como aconteceu da primeira vez.
Diferentemente da primeira operação, nesta, o cronograma de entrega não será divido por perfis de inscritos no CadÚnico, ou seja, serão contemplados no mesmo período tanto quem já recebe o Bolsa Família, quanto quem apenas tem o perfil para o Programa, mas ainda não é beneficiário. Por isso, além de ficar atento aos canais oficiais de comunicação da Prefeitura do Recife, os dois perfis de beneficiário poderão consultar a central telefônica ou o site para obter mais informações. Para receber a cesta básica no dia da entrega, o usuário deverá apresentar o cartão do Bolsa Família, caso esteja ativo no Programa; ou CPF, caso seja apenas inscrito no CadÚnico. 
Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Rita Suassuna, as novidades da segunda entrega de cestas básicas pela Assistência Social irão trazer melhorias para o processo. "Desta vez, contaremos com uma equipe de cerca de 450 servidores do município distribuídos em seis pontos de entrega, aumentando a nossa capacidade de atendimento. Além disso, as famílias poderão contar com dois novos canais para tirar dúvidas: a central telefônica 0800 281 2127 e o site cestabasica.recife.pe.gov.br. Com certeza, as novidades irão contribuir para sanar as dúvidas dos usuários e tranquilizá-los", disse.
A entrega de cestas básicas é um benefício eventual para as pessoas em vulnerabilidade social que já faz parte da rotina de trabalho da Secretaria Executiva de Assistência Social. Entretanto, diante do quadro de pandemia de covid-19, fez-se necessário realizar uma ação emergencial de ampliação da iniciativa com o objetivo de amparar os trabalhadores e trabalhadoras que tiveram que parar seus serviços, muitas vezes autônomos e informais, e deixaram de ter condições de levar o alimento para suas famílias.

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