Enfermeiros de São José do Belmonte e de mais outros 9 municípios protestam em Serra Talhada, nesta Segunda (23) de Outubro

,

Enfermeiros de São José do Belmonte e de outros 9 municípios da região, ligados a XI Gerência Regional de Saúde (Geres), realizaram um protesto nessa segunda-feira (23) nas principais ruas de Serra Talhada. 

A concentração aconteceu na Câmara de Vereadores e os profissionais fizeram um ato em defesa da autonomia da profissão e ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Com palavras de ordem, os enfermeiros chamaram à atenção da população com relação a decisão de um juiz federal de Brasília (DF) que proibiu enfermeiros e enfermeiras de solicitar exames complementares.

De acordo com portaria do Ministério da Saúde, os enfermeiros podem fazer consultas de enfermagem e solicitar exames no âmbito dos programas de saúde do SUS, a saber solicitação de mamografia, testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites e HIV, citopatológico para prevenção do câncer de colo de útero, dentre outros.








FONTE: FAROL DE NOTÍCIAS

0 comentários:

Postar um comentário