Lula recebe título de Cidadão Honorário de Paris

,

Nesta quinta-feira, 3 de outubro, a Câmara Municipal de Paris concedeu a Lula o título de Cidadão Honorário de Paris
Desde que foi instaurada, em 2001, a honraria foi atribuída a 17 personalidades presas ou em perigo por suas opiniões políticas. Após Nelson Mandela, Taslima Nasreen e Shirin Ebadi, Lula obtém a proteção da cidade de Paris e está reconhecido como um perseguido político, vítima de um processo injusto.  Outro brasileiro que fora agraciado com a honraria fora o Cacique Raoni em 2011.
O Conseil de Paris, uma espécie de Câmara dos Vereadores da capital francesa, afirma que a luta de Lula pelos direitos humanos, a justiça social, a proteção do meio ambiente, são “valores guardados pela cidade de Paris e que colocaram o político em perigo pelo seu engajamento”. 
O Conseil considera que através da figura do ex-presidente “todos os defensores da democracia no Brasil são atacados” e “pela luta constante da cidade de Paris pelos direitos humanos, expressa seu desejo em conceder a homenagem”. 
O Conseil leva em consideração que Lula foi preso no momento em que era o favorito para vencer as eleições no Brasil. O documento diz ainda que o juiz que o julgou, Sérgio Moro, virou ministro da Justiça do seu candidato concorrente.





FONTE: Lula.com

0 comentários:

Postar um comentário