Belmonte: Nível de isolamento do município é um dos piores do Estado

,

Dados resultam em um ranking dos municípios e são obtidos a partir da geolocalização dos celulares das pessoas, com base no Mapa Brasileiro da Covid-19



O município de São José do Belmonte, no Sertão Central do Estado, governado pelo prefeito Romonilson Mariano, ocupa a colocação 140ª, com apenas 48,5% das pessoas em processo de isolamento social (imagem acima), sendo uma das piores cidades do Sertão pernambucano e de todo o Estado, em que a população cumpre o que o governo municipal tem determinado.

Segundo boletim divulgado nas redes sociais oficiais da Prefeitura (Facebook e Instagram), às 17h, desta terça-feira (05), o município tem apenas 1 caso confirmado e 4 descartados para o Covid-19, e 1 em investigação. Futuramente a população ficará sabendo se o que foi e está sendo divulgado retratam a realidade, ou se não é apenas mais um marketing político do grupo que é expert neste quesito.

Incrivelmente, a cidade governada por Romonilson Mariano, o homem que diz que o que faz é bem feito e é cumprido por todos, o qual em entrevistas em rádios e redes sociais e por meio dos funcionários da Prefeitura - pagos para prestar serviço à população - todos têm divulgado que a cidade é pioneira em ações de combate ao Covid-19, quanto ao cumprimento aos Decretos do Governo do Estado, inclusive, tendo o mesmo gravado um vídeo - não sabemos se, por desconhecer as leis, por ser mal assessorado ou por ser muito adepto de marketing político - e divulgado na mídia que fecharia as vias de acesso ao município [relembre], algo que foi, de imediato, proibido pelo Ministério Público, pelo motivo de nenhum prefeito ter poder para tal ação, cabendo isso apenas ao Governo Federal.

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde recomendam o isolamento social como principal solução para conter a proliferação da doença Covid-19. Para mensurar o nível de isolamento em cada uma das cidades pernambucanas, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) elaborou o Painel de Isolamento Social, uma ferramenta pública disponível na internet.

O painel mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento e existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.

Segundo essa ferramenta do MPPE, Pernambuco atingiu um índice de isolamento de 52,24% na segunda-feira (4), o que está distante do considerado como ideal pelas autoridades de saúde, que dizem que o número tem de girar em torno de 70%.

As cidades pernambucanas que lideram, nessa data, a adesão ao isolamento são Granito, no Sertão, e Olinda, no Grande Recife, com 61,7% da população isolada; sendo seguidas por Paulista, com 61,6%; e Camaragibe, com 60,9%, ambas na Região Metropolitana. A capital pernambucana aparece na 23ª posição, com 58,2% das pessoas em processo de isolamento social.

Segundo o painel, entre as cidades das circunscrições 01ª, 03ª, 04ª e 14ª, no Sertão pernambucano, abrangendo 40 municípios, São José do Belmonte, que tem apenas 33.959 habitantes, aparece na 23ª posição, com apenas 48,5% das pessoas em processo de isolamento social, ficando muito abaixo de cidades com população superior, a exemplo de Serra Talhada, que tem 86.350 habitantes, que ficou com 49,1%; Ouricuri, que tem 69.459 habitantes, e ficou com 49%; Sertânia, que tem 35.907 habitantes, e ficou com 49,1%; Arcoverde, que tem 74.338 habitantes, e ficou com 53,4%. Já em relação a todas as cidades de Pernambuco, a Terra da Pedra do Reino aparece, infelizmente, na 140ª posição, com apenas 48,5% das pessoas em processo de isolamento social, ficando muito abaixo de cidades com populações inferiores e superiores. Isso mostra e prova que as ações tomadas pelo governo municipal não têm surtido tanto efeito, tampouco, sendo motivo de a maioria da população tomar consciência do momento atual que o município, o Estado de Pernambuco, o País e o mundo estão atravessando. Os dados são obtidos a partir da geolocalização dos celulares dos cidadãos com base no Mapa Brasileiro da Covid-19, elaborado pela empresa recifense inLoco.

Esse painel foi desenvolvido durante o Desafio Covid-19, uma iniciativa do MPPE, por meio do Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio (MPLabs); da Secretaria Estadual de Saúde (SES); e do Porto Digital de Pernambuco, através do Open Innovation Lab (OIL). O projeto incentivou soluções de tecnologia para conter a pandemia do novo coronavírus.

Covid-19 em Pernambuco

Mais 220 casos do novo coronavírus e 39 mortes de pacientes com Covid-19 foram confirmados na segunda-feira (4) em Pernambuco. Com isso, o estado chegou a 8.863 pacientes com a doença e 691 óbitos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.


0 comentários:

Postar um comentário