Sertão do Itaparica receberá nova ETE em 2018

,

Educação do Sertão do Itaparica é fortalecida com anúncio de nova ETE e ações do Programa Quadra Viva. Governador Paulo Câmara anunciou a transformação da EREM Maria Emília Cantarelli em uma Escola Técnica e inaugurou a quadra coberta da unidade de ensino.

Com o  objetivo de manter Pernambuco com a melhor educação pública do Brasil, o governador Paulo Câmara anunciou, na sexta-feira (01.12), no município de Belém do São Francisco, no Sertão do Itaparica, que transformará a Escola de Referência em Ensino Médio Maria Emília Cantarelli em uma Escola Técnica Estadual (ETE). A unidade de ensino técnico será a primeira da região e está prevista para funcionar a partir do ano que vem. Durante a agenda no município, Paulo Câmara também entregou a  cobertura da quadra poliesportiva da escola, ação que integra o programa Programa Quadra Viva.



"Os desafios são muitos e diários, mas a agenda de educação, do futuro, nos fascina porque Pernambuco será muito melhor com ações voltadas para os nossos jovens. E o ensino técnico profissionalizante vai permitir ao aluno do Ensino Médio conseguir um bom emprego e, dessa forma, o estudante vai perceber que esforço, estudo e dedicação valem a pena", afirmou o governador Paulo Câmara.
A estrutura do prédio que contemplará a nova ETE contará com seis blocos interligados – e cobertos – divididos em auditório, bloco de acesso e biblioteca, bloco de serviços e vivência, quadra poliesportiva (com vestiários e sala multiuso), laboratórios especiais voltados para estudantes do ensino profissionalizante, além de bloco pedagógico e administrativo. A unidade beneficiará 1.300 estudantes das cidades vizinhas de Carnaubeira da Penha, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia e Tacaratu.

O secretário de Educação, Fred Amâncio, relembrou que 2017 foi um ano de grandes emoções para a unidade, uma vez que ela passou de uma escola regular para uma de tempo integral. Segundo o secretário, Pernambuco conta com 37 ETEs em funcionamento.E no ano que vem, serão instaladas mais oito escolas técnicas.
Para o prefeito de Belém do São Francisco, Licinho Lustosa, a transformação da EREM Maria Emília Cantarelli em uma ETE fez com que o município saísse na frente na busca de um futuro melhor para os jovens. 



QUADRA VIVA – Ainda na passagem pelo município sertanejo, o governador Paulo Câmara anunciou mais uma ação que integra o Programa Quadra Viva, do Governo de Pernambuco. Na ocasião, o gestor estadual inaugurou a cobertura da  quadra poliesportiva da Escola de Referência em Ensino Médio Maria Emília Cantarelli. Beneficiando cerca de 500 estudantes da unidade de ensino, o equipamento teve investimento total de R$ 282 mil, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Estadual. Lançado em 2015 pelo Governo de Pernambuco, o programa Quadra Viva tem como objetivo reformar ou construir quadras nas escolas da rede estadual. Já foram revitalizados/implantados 46 equipamentos nas unidades de ensino. Até o final de 2018, serão 200 quadras poliesportivas revitalizadas/implantadas.

AGRODAN - Durante o dia, o governador Paulo Câmara visitou a sede da Agropecuária Roriz Dantas - Agrodan, maior exportadora de mangas do Brasil e uma das maiores do mundo. Atuando há 30 anos no mercado, a empresa localizada no município de Belém do São Francisco também realiza trabalhos sociais voltados para a educação, como a implantação da Escola Professora Olindina Roriz Dantas, que entrará em funcionamento a partir de fevereiro de 2018 nas dependências da sede da empresa.

FONTE: BLOG DO MAGNO MARTINS

0 comentários:

Postar um comentário