Em Belmonte, estudantes da zona rural são flagrados sendo conduzidos em caminhonete

,

Na manhã desta quarta-feira (26) recebemos de um morador do Sítio Cabaças, zona rural do município de São José do Belmonte, via WhatApp, o registro de imagem de estudantes sendo conduzidos em um veículo D-20, contrastando completamente o que a gestão municipal tem propagado sobre a segurança que existe na condução dos alunos de suas residências aos estabelecimentos de ensino,  na sede municipal.

Isso é inadmissível. Em pleno Século XXI, um governo que desde o início do mandato tem propagado que em todas as áreas da administração, inclusive da Educação, está tudo "as 1000 maravilhas", jamais imaginaríamos que nos depararíamos com uma situação dessa em que crianças, adolescentes e jovens ficam expostos ao sol, chuva, principalmente ao risco iminente de acidentes.

Pois bem. Nesta quarta-feira (26) um popular, residente no Sítio Cabaças, que não quis se identificar, relata que o micro-ônibus que deveria servir para buscar os estudantes da localidade e conduzí-los à sede municipal, fica estacionado num local específico, rotineiramente, enquant0 que um veículo D-20 faz o trajeto buscando os alunos nas suas residências, e ao recolhê-los os transfere para o interior do micro-ônibus para a partir daí seguir destino à cidade.

É de suma importância informar aos cidadãos belmontenses, em especial, aos pais de alunos que passam pela situação de descaso causada pela gestão municipal que, no ano de 2007 foi criado o programa “Caminho da Escola”, com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural. O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições.

Como sabemos, através do referido programa, vários ônibus e micro-ônibus foram cedidos ao município de São José do Belmonte, desde o ano de 2007, através de parceria entre o município e o Governo Federal.

Outrossim, de forma contrária à realidade, temos visto propagandas da gestão municipal através da mídia, relacionada a aquisição de ônibus e micro-ônibus para ampliação da frota escolar, como mostram as matérias publicadas no Site Oficial da Prefeitura no dia 9 de outubro de 2018 [relembre], onde na ocasião a secretária de Educação, Heliani Nunes disse: Uma das nossas preocupações no início da gestão era o transporte escolar. Conseguimos resolver esta questão muito rápido e hoje nossos estudantes são transportados apenas em veículos fechados, como ônibus e vans. A chegada de mais um ônibus reforça este nosso compromisso com o povo belmontense”; no dia 3 de dezembro de 2018 [relembre], onde na ocasião o prefeito Romonilson Mariano disse: Temos trabalhado muito, incansavelmente eu diria, para que a educação de São José do Belmonte seja uma educação de qualidade, e qualidade se faz com equipamentos também. Hoje, neste ato simbólico de repassar as chaves para o nosso setor de transportes, quero enaltecer o trabalho de todos os funcionários públicos da prefeitura, que são a força motriz de uma administração, e tão somente pedir duas coisas: cuidem bem deste patrimônio, e cuidem bem de nossas crianças, transportando nossos alunos com segurança e amor”; como também em um dos Blogs que presta serviço ao governo municipal [relembre], que segundo Romonilson, na sua fala, "Teria sido o município, desde 2017, agraciado com 3 veículos escolares".

Por fim, a equipe do Blog gostaria de, em nome dos pais dos alunos que residem no Sítio Cabaças, além de outros que passam por situação semelhante, cobrar da gestão municipal serviços responsáveis que possam, no mínimo, credenciá-la como digna de ter como lema de governo "cuidadora de gente", sem que possa colocar em risco a vida de crianças, adolescentes e jovens belmontenses, que dirigem-se até as escolas na sede para que possam ter um futuro digno através do ensino.

0 comentários:

Postar um comentário