Análise: Por que a nomeação de Moro por Bolsonaro caiu mal na imprensa internacional?

,

A possibilidade de o juiz federal Sergio Moro assumir um cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL), confirmada nesta quinta-feira (1), tem gerado manchetes na imprensa internacional desde os últimos dias. Na maior parte dos textos, a reação é de estranheza e a noemação soou como uma recompensa por ter tirado o ex-presidente Lula da disputa presidencial.
"Bolsonaro promete emprego sênior para o juiz que prendeu o seu rival", é o título de uma reportagem no jornal The Times, de Londres.
Em sua conta no Twitter, o autor do texto, Stephen Gibbs, escreveu: "No fim da nossa conversa com o juiz Moro ele falou que não se candidataria para a presidência do Brasil, como muitos tinham-no encorajado a fazer, e que isso atrapalharia a lei. Contudo, ele acaba de aceitar um cargo no governo Bolsonaro como ministro da Justiça". 
Gibbs fez um documentário sobre a operação Lava Jato escreveu.


Para muitos sites e jornais estrangeiros, a nomeação soa como um "prêmio" a Moro por ter tirado Lula da disputa presidencial. 
"Será que foi por ter emprisionado o líder da esquerda brasileira que o magistrado será recompensado por Jair Bolsonaro?", se pergunta texto do francês Le Monde. 
Horas antes do anúncio, o analista de relações internacionais teuto-brasileiro Oliver Stuenkel escreveu em seu twitter, em inglês: 

"Se o juiz estrela Moro, figura central nas investigações históricas de corrupção, aceitar o convite de Bolsonaro, isso vai sem dúvidas fortalecer aqueles que descrevem a Lava Jato como uma operação parcial, afetando a reputação positiva que tem no exterior". O comentário foi republicado por jornalistas estrangeiros que cobrem o Brasil.
Na agência de notícias econômicas Bloomberg, um texto anunciando a nomeação fala dos "benefícios para Bolsonaro, que são óbvios: escolher um herói da lei e ordem é uma aposta segura para aumentar o apoio da sua base conservadora".

0 comentários:

Postar um comentário